A INCLUSÃO DE ALUNOS COM A SÍNDROME DO X FRÁGIL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • Leonardo Toledo Silva Mestre em lazer (UFMG, 2012). Professor do curso de Educação Física da UEMG/IBIRITÉ e do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM
  • Jansen Raphael Cavalcante de Almeida Graduado em Educação Física pela UEMG/IBIRITÉ
  • Marcela Rossi Alves dos Santos Graduado em Educação Física pela UEMG/IBIRITÉ

Palabras clave:

Síndrome do X Frágil, Educação Inclusiva e Educação Física

Resumen

Para pensar a educação em pleno século XXI espera-se uma atitude crítica, em que é preciso situar a sua importância na totalidade dos desafios e incertezas (PALMA; LEHNHARD, 2012). A partir dessas discussões, pretendemos abordar a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física escolar, com foco na Síndrome do X Frágil (SXF). No intuito de fomentar estudos acerca da inclusão, a pesquisa objetiva compreender a SXF e as possibilidades nas aulas de Educação Física escolar, pautando-se na seleção e análise de referenciais teóricos produzidos sobre a temática, buscando sua sustentação através de uma revisão bibliográfica. A proposta metodológica deste estudo é de caráter qualitativo e descritivo, fazendo uso de revisão bibliográfica. Entendemos que cabe ao profissional de Educação Física propiciar ao aluno um ensino criativo e significativo que contextualiza em seu dia a dia, buscando desenvolver o modo de pensar e agir de forma autônoma. Para isso, o docente deve se apropriar de um amplo conhecimento da deficiência, bem como das metodologias utilizadas para alcançar êxito juntamente com o aluno

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Citas

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Publicado

2016-03-31

Cómo citar

Silva, L. T. ., Almeida, J. R. C. de ., & Santos, M. R. A. dos . (2016). A INCLUSÃO DE ALUNOS COM A SÍNDROME DO X FRÁGIL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Mineira De Educação Física, 24(1), 171–186. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9825

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