O LAZER NO PROGRAMA MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE – FHA

Autores

  • Leonardo Toledo Silva Mestre em Lazer (UFMG, 2012). Professor do curso Educação Física – FHA
  • Maicon Rodrigues Albuquerque Docente da Universidade Federal de Viçosa
  • Aída Linhares Barbosa Mestre em Turismo Uma (2011). Diretora de Ensino da FHA. Professora da Faculdade Universo.
  • Leonardo Fernando de Jesus Mestrando em Lazer (UFMG). Especialista em Fisiologia e Cinesiologia (UVA, 2009). Professor do curso Educação Física – FHA.
  • Ana Paula Silva Moreira Discente do curso de Educação Física - FHA.
  • Eduardo Teixeira da Silva Discente do curso de Educação Física - FHA.
  • Fernanda da Silva Simões Discente do curso de Educação Física - FHA

Palavras-chave:

lazer, educação, projeto social.

Resumo

Neste texto, apresentamos o Programa Minas Olímpica Geração Esporte - FHA enquanto possibilidade de educação para e pelo lazer. Para isso, foi necessária uma discussão preliminar sobre o que é a Fundação Helena Antipoff (FHA) e o Programa, para depois realizar uma explanação sobre o lazer e seu duplo aspecto educativo. Realizamos uma imersão em algumas atividades realizadas e pontuamos alguns caminhos para aprofundar e disseminar as possibilidades de uma Política Pública poder colaborar na educação, nas vivências culturais de tempo/espaço, para/pelo lazer, promovendo o protagonismo por meio dessas práticas. Definimos neste trabalho o entendimento de lazer como vivência e possibilidade concreta de exercer a cultura e a experiência de cidadania como um direito conquistado e que deve ser apropriado sem distinção de classe econômica, religião, gênero, raça e outros. Assim, a FHA dá um passo no sentido de fortalecer o pacto social pela construção de uma educação que garanta o acesso e a permanência de crianças em práticas educativas de lazer com uma qualidade de trabalho que dê significado às experiências vividas. Conquistas que exigem a participação de cada um de nós para que seja possível desenvolver com as crianças valores que as ajudem a construir relações para agir com liberdade e autonomia na transformação social. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DIPE. V.; GAIO, R. Educação Física, construção de brinquedo e a descentração do pensamento infantil. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, v. 7, n.10, jan./jun. 2007.
GOMES, A. M. R.; FARIA, E.L. Lazer e diversidade cultural. Brasília: SESI/DN, 2005.
GOMES, C. L. Verbete: lazer-concepções. In: GOMES, Christianne Luce. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 119-125.
_____. Lazer e formação profissional: Saberes necessários para qualificar o processo formativo. In: FORTINI, Janice Lúce Martins; GOMES, Christianne Luce; ELIZALDE, Rodrigo. (Org.). Desafios e perspectivas da educação para o lazer. Belo Horizonte: Editorial SESC/Otium, 2011. p. 33-46.
MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 10. ed. Campinas: Papiros, 1987. 164 p.
MARQUES, I. A. Dançando na escola. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 206.
MELO, V. A. de. Verbete: esporte. In: LUCE, Christianne (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 80-84.
NORONHA, V. Lazer, Turismo e diversidade cultural. In: FORTINI, Janice Lúce Martins; GOMES, Christianne Luce; ELIZALDE, Rodrigo (Org.) Desafios e perspectivas da educação para o lazer. Belo Horizonte: Editorial SESC/Otium, 2011. p. 33-46.
PINTO, L. M. S. de M. Formação de educadores e educadoras para o lazer; saberes e competências. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas/SP, v. 22, n.3, p. 53-72, 2001.
SARTO, K. C. Retratos da Vida: Dança e lazer como instrumentos de inserção social para a juventude. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Unimep, 2007. Disponível em: <https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/DCAAPIQSRHSE.pdf>
SILVA, L.T. As crianças e o brincar em suas práticas sociais: o Aglomerado da Serra/BH como contexto de aprendizagem. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado em Lazer) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.
STEINHILBER, J. Colônia de férias – organização e administração. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 1995.

Publicado

2013-10-30

Como Citar

Silva, L. T. ., Albuquerque, M. R. ., Barbosa, A. L. ., Jesus, L. F. de ., Moreira, A. P. S. ., Silva, E. T. da ., & Simões, F. da S. . (2013). O LAZER NO PROGRAMA MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE – FHA. Revista Mineira De Educação Física, 21(3), 127–143. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10126