O LAZER NO PROGRAMA MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE – FHA

Autores/as

  • Leonardo Toledo Silva Mestre em Lazer (UFMG, 2012). Professor do curso Educação Física – FHA
  • Maicon Rodrigues Albuquerque Docente da Universidade Federal de Viçosa
  • Aída Linhares Barbosa Mestre em Turismo Uma (2011). Diretora de Ensino da FHA. Professora da Faculdade Universo.
  • Leonardo Fernando de Jesus Mestrando em Lazer (UFMG). Especialista em Fisiologia e Cinesiologia (UVA, 2009). Professor do curso Educação Física – FHA.
  • Ana Paula Silva Moreira Discente do curso de Educação Física - FHA.
  • Eduardo Teixeira da Silva Discente do curso de Educação Física - FHA.
  • Fernanda da Silva Simões Discente do curso de Educação Física - FHA

Palabras clave:

lazer, educação, projeto social.

Resumen

Neste texto, apresentamos o Programa Minas Olímpica Geração Esporte - FHA enquanto possibilidade de educação para e pelo lazer. Para isso, foi necessária uma discussão preliminar sobre o que é a Fundação Helena Antipoff (FHA) e o Programa, para depois realizar uma explanação sobre o lazer e seu duplo aspecto educativo. Realizamos uma imersão em algumas atividades realizadas e pontuamos alguns caminhos para aprofundar e disseminar as possibilidades de uma Política Pública poder colaborar na educação, nas vivências culturais de tempo/espaço, para/pelo lazer, promovendo o protagonismo por meio dessas práticas. Definimos neste trabalho o entendimento de lazer como vivência e possibilidade concreta de exercer a cultura e a experiência de cidadania como um direito conquistado e que deve ser apropriado sem distinção de classe econômica, religião, gênero, raça e outros. Assim, a FHA dá um passo no sentido de fortalecer o pacto social pela construção de uma educação que garanta o acesso e a permanência de crianças em práticas educativas de lazer com uma qualidade de trabalho que dê significado às experiências vividas. Conquistas que exigem a participação de cada um de nós para que seja possível desenvolver com as crianças valores que as ajudem a construir relações para agir com liberdade e autonomia na transformação social. 

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Citas

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Publicado

2013-10-30

Cómo citar

Silva, L. T. ., Albuquerque, M. R. ., Barbosa, A. L. ., Jesus, L. F. de ., Moreira, A. P. S. ., Silva, E. T. da ., & Simões, F. da S. . (2013). O LAZER NO PROGRAMA MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE – FHA. Revista Mineira De Educação Física, 21(3), 127–143. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10126