INFLUÊNCIA DO GÊNERO NO EQUILÍBRIO DINÂMICO DE CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR

Autores/as

  • Alexandre de Souza e Silva Doutor em Ciências do Desporto - UTAD; Centro Universitário de Itajubá - FEPI.
  • Magda Cristina Nascimento Rochael Mestre em Educação - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações UNINCOR; Centro Universitário de Itajubá - FEPI.
  • Taís Cristiane Silva Graduada em Pedagogia - Centro Universitário de Itajubá-FEPI.
  • José Jonas de Oliveira Mestrando em Ciência do Movimento Humano - Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP.Mestrado em Educação.
  • Jasiele Aparecida de Oliveira Silva Universidade do Vale do Sapucaí-UNIVAS; Centro Universitário de Itajubá-FEPI.

Palabras clave:

Criança; Equilíbrio Postural; Educação

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar a influência do gênero no equilíbrio dinâmico em crianças com idade escolar. Participaram do estudo primário, quantitativo e de corte transversal, 40 crianças com idade entre 7 e 10 anos, pertencentes à escola pública. Para verificar a massa corporal, foi usada uma balança da marca Filizola® e uma fita métrica. Para o teste de equilíbrio, o indivíduo saltou na primeira marca e aterrissou sobre a perna indicada, na ponta do pé, e teve de permanecer nessa posição até 5 segundos, e assim sucessivamente, de uma marca a outra. Para análise estatística, foi utilizado o teste de Student independente, e, para dados não paramétricos, utilizou-se o teste de Mann-Whitney. Pode-se observar que o equilíbrio dinâmico apresentou diferença significante quando se compararam meninos e meninas. Conclui-se que o equilíbrio dinâmico apresenta diferença significante entre meninos e meninas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, R.F., ROSSI, A.G., PRANKE, G.I., LEMOS, L.F.C. Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolar. Revista CEFAC. v.15, n.3, p.528-537, 2013.

ARAÚJO, M.P., BARELA, J.A., CELESTINO, M.L., BARELA, A.M.F. Contribution of diferente contentes of physical education classes in elementary school I for the development of basic motor skills. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v.18, n.3, p.153-157, 2012.

BESSA, M.F.S., PEREIRA, J.S. Equilíbrio e coordenação motora em pré-escolares: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. v.10, n.4, p.57-62, 2002.

BUTZ, S.M., SWEENEY, J.K., ROBERTS, P.L., RAUH, M.J. Relationships among age, gender, anthropometric characteristics, and dynamic balance in children 5 to 12 years old. Pediatric Physical Therapy. v.27, n.2, p. 126-133, 2015.

CARMO, N., GRINGER, C., SOUZA NETO, J.B., FRANÇA, J.C., VICTORINO, R., PEREIRA, C.C.D.A. A importância da Educação Física Escolar sobre aspectos de saúde: sedentarismo. Revista Educare CEUNSP. v.1, n.1, p.21-29, 2013.

DREWS, R., CARDOZO, P., CORAZZA, S.T., KATZER, J.I., MEZZOMO, S.P. Equilíbrio e flexibilidade em escolares praticantes de educação física e ballet clássico. Revista Digital. v.15, n.150, p.1, 2010

GALLAHUE, D.L., OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2002.

GÖKDEMIR, K., CIGERCI, A.E., ER, F. SUVEREN, C., SEVER, O. The Comparison of Dynamic and Static Balance Performance of Sedentary and Different Branches Athletes. World Applied Sciences Journal. v.17, n.9, p.1079-1082, 2012.

HARTMAN, E., HOUWEN, S., VISSCHER, C. Motor skill performance and sports participation in deaf elementary school children. Adapted physical activity quarterly. v.28, n.2, p.132-45, 2011.

JOHNSON, B.L., NELSON, J.K. Pratical Measurements for Evaluation in Physical Education. Burgess Publishing. United States of America, 1979.

MELO, R.S., LEMOS, A., RAPOSO, M.C.F., FERRAZ, K.M. Desempenho do equilíbrio dinâmico de escolares ouvintes e com perda auditiva sensorioneural. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v.20, n.6, p.442-446, 2014.

PRANKE, G. L., LEMOS, G. Equilíbrio corporal em crianças. Foz do Iguaçu: Revinter, 2007.

RAJENDRAN, V., ROY, F.G., JEEVANANTHAM, D. Postural control, motor skills, and health-related quality of life in children with hearing impairment: a systematic review. European archives of otorhinolaryngology. v.269, n.4, p.1063-1071, 2012.

REBELATTO, J.R., CASTRO, A.P., SAKO, F.K., AURICHIO, T.R. Equilíbrio estático e dinâmico em indivíduos senescentes e o índice de massa corporal. Fisioterapia em Movimento. v.21, n.3, p.69-75, 2008.

SILVA, M.C.R., CORAZZA, S.T., KATZER, J.I., MOTA, C.B., SOARES, J.C. Equilíbrio corporal em crianças e adolescentes asmáticos e não asmáticos. Motriz. v.19, n.2, p.480-486, 2013.

VENETSANOU, F., KAMBAS, A. The effects of age and gender on balance skills in preschool children. Physical Education and Sport. v. 9, n.1, p.81-90, 2011.

Publicado

2016-08-30

Cómo citar

Silva, A. de S. e ., Rochael, M. C. N. ., Silva, T. C. ., Oliveira, J. J. de ., & Silva, J. A. de O. . (2016). INFLUÊNCIA DO GÊNERO NO EQUILÍBRIO DINÂMICO DE CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR. Revista Mineira De Educação Física, 24(2), 94–102. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9837

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.