INFLUÊNCIA DO GÊNERO NO EQUILÍBRIO DINÂMICO DE CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR
Palabras clave:
Criança; Equilíbrio Postural; EducaçãoResumen
O objetivo deste estudo foi analisar a influência do gênero no equilíbrio dinâmico em crianças com idade escolar. Participaram do estudo primário, quantitativo e de corte transversal, 40 crianças com idade entre 7 e 10 anos, pertencentes à escola pública. Para verificar a massa corporal, foi usada uma balança da marca Filizola® e uma fita métrica. Para o teste de equilíbrio, o indivíduo saltou na primeira marca e aterrissou sobre a perna indicada, na ponta do pé, e teve de permanecer nessa posição até 5 segundos, e assim sucessivamente, de uma marca a outra. Para análise estatística, foi utilizado o teste de Student independente, e, para dados não paramétricos, utilizou-se o teste de Mann-Whitney. Pode-se observar que o equilíbrio dinâmico apresentou diferença significante quando se compararam meninos e meninas. Conclui-se que o equilíbrio dinâmico apresenta diferença significante entre meninos e meninas.
Descargas
Citas
ALVES, R.F., ROSSI, A.G., PRANKE, G.I., LEMOS, L.F.C. Influência do gênero no equilíbrio postural de crianças com idade escolar. Revista CEFAC. v.15, n.3, p.528-537, 2013.
ARAÚJO, M.P., BARELA, J.A., CELESTINO, M.L., BARELA, A.M.F. Contribution of diferente contentes of physical education classes in elementary school I for the development of basic motor skills. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v.18, n.3, p.153-157, 2012.
BESSA, M.F.S., PEREIRA, J.S. Equilíbrio e coordenação motora em pré-escolares: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. v.10, n.4, p.57-62, 2002.
BUTZ, S.M., SWEENEY, J.K., ROBERTS, P.L., RAUH, M.J. Relationships among age, gender, anthropometric characteristics, and dynamic balance in children 5 to 12 years old. Pediatric Physical Therapy. v.27, n.2, p. 126-133, 2015.
CARMO, N., GRINGER, C., SOUZA NETO, J.B., FRANÇA, J.C., VICTORINO, R., PEREIRA, C.C.D.A. A importância da Educação Física Escolar sobre aspectos de saúde: sedentarismo. Revista Educare CEUNSP. v.1, n.1, p.21-29, 2013.
DREWS, R., CARDOZO, P., CORAZZA, S.T., KATZER, J.I., MEZZOMO, S.P. Equilíbrio e flexibilidade em escolares praticantes de educação física e ballet clássico. Revista Digital. v.15, n.150, p.1, 2010
GALLAHUE, D.L., OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2002.
GÖKDEMIR, K., CIGERCI, A.E., ER, F. SUVEREN, C., SEVER, O. The Comparison of Dynamic and Static Balance Performance of Sedentary and Different Branches Athletes. World Applied Sciences Journal. v.17, n.9, p.1079-1082, 2012.
HARTMAN, E., HOUWEN, S., VISSCHER, C. Motor skill performance and sports participation in deaf elementary school children. Adapted physical activity quarterly. v.28, n.2, p.132-45, 2011.
JOHNSON, B.L., NELSON, J.K. Pratical Measurements for Evaluation in Physical Education. Burgess Publishing. United States of America, 1979.
MELO, R.S., LEMOS, A., RAPOSO, M.C.F., FERRAZ, K.M. Desempenho do equilíbrio dinâmico de escolares ouvintes e com perda auditiva sensorioneural. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v.20, n.6, p.442-446, 2014.
PRANKE, G. L., LEMOS, G. Equilíbrio corporal em crianças. Foz do Iguaçu: Revinter, 2007.
RAJENDRAN, V., ROY, F.G., JEEVANANTHAM, D. Postural control, motor skills, and health-related quality of life in children with hearing impairment: a systematic review. European archives of otorhinolaryngology. v.269, n.4, p.1063-1071, 2012.
REBELATTO, J.R., CASTRO, A.P., SAKO, F.K., AURICHIO, T.R. Equilíbrio estático e dinâmico em indivíduos senescentes e o índice de massa corporal. Fisioterapia em Movimento. v.21, n.3, p.69-75, 2008.
SILVA, M.C.R., CORAZZA, S.T., KATZER, J.I., MOTA, C.B., SOARES, J.C. Equilíbrio corporal em crianças e adolescentes asmáticos e não asmáticos. Motriz. v.19, n.2, p.480-486, 2013.
VENETSANOU, F., KAMBAS, A. The effects of age and gender on balance skills in preschool children. Physical Education and Sport. v. 9, n.1, p.81-90, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.