ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE SAÚDE E ESPORTE NA ESCOLA

Autores/as

  • Elizabeth Rose Assumpção Harris Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Silvio de Cassio Costa Telles Prof. Dr., Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Gama Filho.
  • Marcos Santos Ferreira Prof. Dr., Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Gama Filho

Palabras clave:

abordagem crítico-superadora, Educação Física escolar, saúde, esporte

Resumen

Este trabalho teve como propósito analisar a questão da produção do conhecimento e a abordagem da saúde e do esporte na Educação Física escolar conforme a perspectiva crítico-superadora. Metodologicamente, foram buscados artigos em CD-ROM e em páginas de periódicos online. Foram analisados e discutidos 25 artigos, de enfoque teórico e prático, de revistas científicas brasileiras. No decorrer do trabalho, percebeu-se que no início da década de 1990, quando surgiu essa abordagem, os artigos publicados tenderam ao enfoque teórico, ao passo que ao final dessa década e após o ano de 2000 os artigos enfatizaram os aspectos práticos dela. Também foi possível perceber uma fragilidade na abordagem do tema saúde pelos autores que escrevem sobre a perspectiva crítico-superadora, ao passo que o esporte foi muito mencionado como uma forma de se usar a abordagem nas aulas de Educação Física escolar. Consideramos que tanto a saúde quanto o esporte podem ser abordados nessa perspectiva e que, para isso, é preciso criatividade, apoio da administração escolar e um bom planejamento, entre outros fatores. Consideramos também que, embora existam outras abordagens, a crítico-superadora é uma das mais completas, especialmente em se tratando do esporte e da saúde.

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Publicado

2015-07-30

Cómo citar

Harris, E. R. A. ., Telles, S. de C. C. ., & Ferreira, M. S. . (2015). ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE SAÚDE E ESPORTE NA ESCOLA. Revista Mineira De Educação Física, 23(2), 129–159. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/9982