Processos de trabalho da assistência estudantil no ensino superior: uma percepção dos assistentes sociais da Universidade de Brasília (UnB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v13i3.10796

Resumo

Na última década ocorreu uma expansão e democratização das vagas no ensino superior público do Brasil. Essa expansão ampliou os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, demandando uma ampliação nos programas de assistência estudantil. Entretanto, o crescimento da assistência estudantil nas universidades não tem sido compatível com a sua demanda, gerando problemas de gestão e falta de recursos e infraestrutura. O objetivo da pesquisa é analisar os processos de trabalho dos assistentes sociais na assistência estudantil. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário semiaberto para a equipe de assistentes sociais em um estudo de caso para a Universidade de Brasília - UnB. O instrumental analítico foi a análise de cluster. Os resultados desta pesquisa indicaram que existem poucos fatores positivos nos processos de trabalho na assistência estudantil da UnB, sugerindo a necessidade de intervenções em diferentes aspectos, afim de acompanhar as transformações ocorridas nas universidades públicas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Costa de Sant’anna, Universidade de Brasília

Assistente Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Gestão Pública pela Universidade de Brasília - UnB. Servidora pública na Fundação Hemocentro de Brasília - FHB desde maio de 2010, lotada no Núcleo de Captação, Registro e Orientação de Doadores - NUCRO. Servidora pública também na Universidade de Brasília - UnB desde janeiro de 2011, desenvolvendo suas atividades laborais na Diretoria de Desenvolvimento Social - DDS, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários - DAC. Em ambos, atua em sua área de formação (Serviço Social).

Alexandre Nascimento de Almeida, UnB – Universidade de Brasília

Professor e orientador dos programas de Pós-graduação em Gestão Pública, Ciências Ambientais e Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Faculdade UnB de Planaltina.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Costa de Sant’anna, M. ., & Almeida, A. N. de. (2021). Processos de trabalho da assistência estudantil no ensino superior: uma percepção dos assistentes sociais da Universidade de Brasília (UnB). Administração Pública E Gestão Social, 13(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v13i3.10796

Edição

Seção

Artigos