Assédio Moral na Pós-Graduação: Práticas e Elementos Culturais Propiciadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.12563

Resumo

Objetivo da pesquisa: caracterizar os elementos presentes na cultura da Pós-Graduação identificados como favoráveis à ocorrência do assédio moral, tendo como base os discursos de docentes e discentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu de uma Universidade Pública.

Enquadramento teórico: assédio moral, cultura organizacional e brasileira.

Metodologia: a pesquisa foi caracterizada como qualitativa, descritiva e estudo de caso, com participação de 126 respondentes do questionário online e realizado 7 entrevistas – com análise de conteúdo e estatísticas descritiva.

Resultados: constatou-se que os participantes acreditam que a cultura da Pós-Graduação pode influenciar a manifestação do assédio moral. Desta forma, mediante constatação de suas verbalizações, foram identificados elementos que favorecem sua ocorrência: impunidade; questões grupais; cobranças e pressões; produtividade; competitividade e vaidade. Tais elementos são manifestados, muitas vezes, pelo abuso de poder e recusa da diferença. Portanto, é preciso rever as práticas e comportamentos dentro da Pós-Graduação para evitar que situações de assédio e outras violências ocorram.

Originalidade: preenche-se uma lacuna quanto a identificar quais são os elementos culturais que podem favorecer a manifestação do assédio moral no ambiente da pós-graduação. Embora discutido que a cultura pode influenciar na ocorrência, existe esse gap em que as pesquisas e literatura não apresentam quais são.

Contribuições teóricas e práticas: além da contribuição científica na construção do conhecimento, discutir os elementos culturais que podem favorecer ao assédio moral possibilita, a partir desses, contribuir para que sejam desenvolvidas ações e políticas para amenizar a sua incidência, prevenir e combatê-la. Bem como, debater e divulgar uma temática considerada como um tabu em muitos espaços organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Soares Nunes, Universidade FUMEC

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC. Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Mestre em Administração pela UFSC (2011). Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC (2008). Graduação em Administração pela UFSC (2007). 

Downloads

Publicado

2022-01-08

Como Citar

Nunes, T. S. (2022). Assédio Moral na Pós-Graduação: Práticas e Elementos Culturais Propiciadores. Administração Pública E Gestão Social, 14(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.12563

Edição

Seção

Artigos