Assédio Moral na Pós-Graduação: Práticas e Elementos Culturais Propiciadores
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.12563Resumo
Objetivo da pesquisa: caracterizar os elementos presentes na cultura da Pós-Graduação identificados como favoráveis à ocorrência do assédio moral, tendo como base os discursos de docentes e discentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu de uma Universidade Pública.
Enquadramento teórico: assédio moral, cultura organizacional e brasileira.
Metodologia: a pesquisa foi caracterizada como qualitativa, descritiva e estudo de caso, com participação de 126 respondentes do questionário online e realizado 7 entrevistas – com análise de conteúdo e estatísticas descritiva.
Resultados: constatou-se que os participantes acreditam que a cultura da Pós-Graduação pode influenciar a manifestação do assédio moral. Desta forma, mediante constatação de suas verbalizações, foram identificados elementos que favorecem sua ocorrência: impunidade; questões grupais; cobranças e pressões; produtividade; competitividade e vaidade. Tais elementos são manifestados, muitas vezes, pelo abuso de poder e recusa da diferença. Portanto, é preciso rever as práticas e comportamentos dentro da Pós-Graduação para evitar que situações de assédio e outras violências ocorram.
Originalidade: preenche-se uma lacuna quanto a identificar quais são os elementos culturais que podem favorecer a manifestação do assédio moral no ambiente da pós-graduação. Embora discutido que a cultura pode influenciar na ocorrência, existe esse gap em que as pesquisas e literatura não apresentam quais são.
Contribuições teóricas e práticas: além da contribuição científica na construção do conhecimento, discutir os elementos culturais que podem favorecer ao assédio moral possibilita, a partir desses, contribuir para que sejam desenvolvidas ações e políticas para amenizar a sua incidência, prevenir e combatê-la. Bem como, debater e divulgar uma temática considerada como um tabu em muitos espaços organizacionais.
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