Assédio Moral em Universidade: as Possíveis Consequências em Comentar e/ou Denunciar a Violência
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v5i4.4504Palavras-chave:
Assédio Moral, Violência, Universidade, ServidoresResumo
A pesquisa teve por objetivo identificar se as vítimas de assédio moral em uma Universidade comentaram e/ou denunciaram a violência, e as características destas ações. Porquanto, frequentemente as vítimas não comentam e/ou formalizam as agressões devido a repercussão que pode acarretar e por medo de serem coagidas pelo agressor e demais. A pesquisa foi classificada como descritiva, estudo de caso, com uma abordagem qualitativa. Os resultados revelaram que 66,2% das vítimas comentaram a violência para seus colegas de trabalho com intuito de desabafo e orientação. Não obstante, 64,9% não formalizaram as denúncias, pois afirmaram que não ajudará a resolver a situação. Evidenciou-se na pesquisa a falta de estrutura da instituição e despreparo dos gestores em relação ao recebimento da queixa e na tomada de medidas para intervir e coibir a ocorrência da violência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-09-26
Como Citar
Nunes, T. S., & Tolfo, S. da R. (2013). Assédio Moral em Universidade: as Possíveis Consequências em Comentar e/ou Denunciar a Violência. Administração Pública E Gestão Social, 5(4), 144–151. https://doi.org/10.21118/apgs.v5i4.4504
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.