A implementação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil: dinâmicas entre as lógicas institucionais do Estado e da sociedade e sua implicação na coprodução

dinámica organizativa Estado-sociedad y coproducción

Autores

  • Bruna de Morais Holanda Fundação Getulio Vargas https://orcid.org/0000-0003-3746-0740
  • Patricia Maria Emerenciano de Mendonça Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.13495

Resumo

Objetivo da pesquisa: compreender como as dinâmicas organizacionais Estado-sociedade, dadas pela interação entre diferenteslógicas institucionais, influenciam nos processos de coprodução na implementação do Marco Regulatório das Organizações daSociedade Civil (MROSC).

Enquadramento teórico: referenciais teóricos da pesquisa são as literaturas de lógicas institucionais e de coprodução de bens,serviços e políticas públicas.Metodologia: estudo de caso instrumental coletivo dos Conselhos de Fomento e Colaboração (CONFOCOs) de Belo Horizontee da Bahia, baseado em entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental, e operacionalizado por meio de análisede conteúdo.

Resultados: determinados conjuntos de processos da implementação do MROSC dentro dos CONFOCOs são coproduzidos nosdois casos estudados, contudo, eles são distintos em cada um. Há forte incidência das lógicas institucionais estatal e comunitáriano campo, e as diferentes formas como elas se relacionam produzem resultados coproduzidos distintos.Originalidade: aplicação de teoria neoinstitucional em estudo sobre coprodução para explicação das variações dos resultadoscoproduzidos em determinado processo.

Contribuições teóricas e práticas: as dinâmicas organizacionais Estado-sociedade podem ser explicadas, entre outros fatores, pelasinterações entre lógicas institucionais. Essas interações, quando estabelecidas no âmbito dos CONFOCOs, influem nos resultadosque são coproduzidos neles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

de Morais Holanda, B., & Maria Emerenciano de Mendonça, P. (2022). A implementação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil: dinâmicas entre as lógicas institucionais do Estado e da sociedade e sua implicação na coprodução: dinámica organizativa Estado-sociedad y coproducción. Administração Pública E Gestão Social, 14(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.13495

Edição

Seção

Artigos