Fatores Motivacionais e Perfil de Necessidades de Servidores Públicos Técnico-Administrativos
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v16i2.13865Resumo
Objetivo da pesquisa: Identificar os principais fatores motivacionais dos servidores técnico-administrativos em educação de uma instituição de ensino superior em função da estratificação do perfil de necessidades adquiridas.
Enquadramento teórico: O estudo teve como base a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg e Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland.
Metodologia: A partir de hipóteses de fatores higiênicos e motivacionais de servidores públicos, elaborou-se um questionário com base no modelo de Kano para avaliar os fatores geradores de satisfação e de insatisfação. O questionário foi aplicado de forma eletrônica em um campus de uma universidade federal. Os fatores motivacionais foram analisados em relação ao perfil de necessidades adquiridas desses servidores.
Resultados: O perfil de necessidades dos servidores investigados foi homogêneo, predominando alta necessidade de realização e de afiliação, e necessidade de poder de baixa a moderada. Os principais fatores motivacionais identificados foram, em sua maioria, geradores de satisfação quando presentes, e de insatisfação quando ausentes, e estavam relacionados ao equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, gestão transparente e participativa, orgulho e reconhecimento em relação ao trabalho e à instituição, e condições de trabalho favoráveis.
Originalidade: Investigação de fatores motivacionais de servidores públicos que apresentam características distintivas no Brasil em função do marco legal. Analisou-se de forma integrada as teorias de dois fatores e das necessidades adquiridas com a aplicação do modelo de Kano para a avaliação da satisfação dos servidores.
Contribuições teóricas e práticas: A contribuição teórica consiste na viabilidade da utilização do modelo de Kano para investigar fatores que geram satisfação e insatisfação. A contribuição prática está na identificação do perfil de necessidades adquiridas e de fatores motivacionais de servidores públicos federais de forma a subsidiar ações de gestão de recursos humanos no âmbito de instituições de ensino superior.
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