Formação da Agenda do Orçamento Participativo Híbrido de Volta Redonda-RJ à luz do Modelo de Múltiplos Fluxos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14364

Resumo

Objetivo da pesquisa: analisar a inserção do Orçamento Participativo Híbrido (OPH) do município de Volta Redonda-RJ na agenda governamental pelo modelo de Múltiplos Fluxos, a fim de identificar os fatores que levaram essa questão à agenda de governo, os atores envolvidos no processo e o contexto político que viabilizou a política pública.

Enquadramento teórico: adota-se o referencial teórico sobre agenda de políticas públicas, especialmente, o modelo de Múltiplos Fluxos. Discute-se também, o Orçamento Participativo, suas potencialidades e entraves, assim como a interface com a gestão social.

Metodologia: estudo de caso único com coleta de dados pelas técnicas bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. O tratamento de dados foi realizado de forma qualitativa pela aplicação do modelo de Múltiplos Fluxos em três dimensões de análise.

Resultados: o OPH foi uma tentativa de ampliar a participação e diversificar a representação para além das associações de bairro. A vitória eleitoral de um candidato outsider em 2016 e a nomeação do Secretário de Planejamento, identificado como o empreendedor da política responsável pela defesa e reformulação do OP, são os principais fatores que explicam a formação da agenda.

Originalidade: adoção de um modelo teórico que considera aspectos da dinâmica política e dos atores na análise da agenda governamental, a partir da escolha de um objeto de estudo característico da gestão social.

Contribuições teóricas e práticas: compreensão sobre os fluxos de problemas, soluções e políticos incluindo sua convergência na formação da agenda em uma política participativa.

 

Palavras-chave:Orçamento participativo, Modelo de múltiplos fluxos, Formação da agenda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Soares Kronemberger, Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2007). Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2010). Doutorado em Ciências com área concentração em políticas públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) no Departamento Multidisciplinar na área de políticas públicas.

Downloads

Publicado

2023-04-21

Como Citar

Pedrosa de Oliveira, A. C. ., Delgado Barbosa , J. ., & Kronemberger, T. S. (2023). Formação da Agenda do Orçamento Participativo Híbrido de Volta Redonda-RJ à luz do Modelo de Múltiplos Fluxos. Administração Pública E Gestão Social, 15(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14364

Edição

Seção

Artigos