E-Liderança no Setor Público Brasileiro: A Influência da Qualidade da Comunicação no Comprometimento e Desempenho das Equipes
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v15i4.14827Resumo
Objetivo da pesquisa: Analisar a e-liderança no setor público, verificando a relação dos estilos de transformacional e transacional com variáveis importantes como a qualidade da comunicação, o comprometimento e o desempenho dos servidores públicos.
Enquadramento teórico: A pesquisa utiliza como base teórica estudos sobre a e-liderança e os estilos transformacional e transacional, destacando os elementos determinantes desse fenômeno das equipes virtuais, especialmente a qualidade da comunicação e sua possível relação com comprometimento e desempenho.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, desenvolvida por meio de levantamento com 158 servidores públicos de 3 instituições diferentes, das esferas federal e estadual: Tribunal de Contas da União (TCU), Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) e Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). A análise empregou técnicas de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais. Para medir os construtos da pesquisa, foram adotadas escalas utilizadas em outros estudos, cujos resultados demonstraram sua qualidade psicométrica.
Resultados: Verificou-se que a qualidade da comunicação se relaciona positivamente com o comprometimento e exerce influência positiva na forma como as equipes enxergam a e-liderança, o que favorece o estilo de e-liderança transformacional. Os dois estilos de liderança exercem influência positiva no comprometimento. A relação entre comprometimento e desempenho não se mostrou significativa. Somente o estilo transformacional influenciou positivamente o desempenho dos servidores que trabalham em equipes virtuais.
Originalidade: Este estudo se destaca por explorar uma temática inovadora relacionada à liderança de equipes virtuais no setor público e amplia a discussão sobre os fatores que podem colaborar com a missão dos e-líderes das instituições públicas.
Contribuições teóricas e práticas: A presente pesquisa oferece contribuições para o campo da gestão pública pois fornece evidências empíricas que podem auxiliar os gestores públicos a delinear estratégias gerenciais e de educação corporativa, com enfoque na seleção e desenvolvimento de líderes mais aptos a apresentar resultados relevantes para a sociedade.
Palavras-chave: E-liderança. Setor público. Qualidade da comunicação. Comprometimento. Desempenho.
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