E-Liderança no Setor Público Brasileiro: A Influência da Qualidade da Comunicação no Comprometimento e Desempenho das Equipes

Autores

  • Waldemir Paulino Paschoiotto Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-7419-028X
  • Simone Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Eric David Cohen Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v15i4.14827

Resumo

Objetivo da pesquisa: Analisar a e-liderança no setor público, verificando a relação dos estilos de transformacional e transacional com variáveis importantes como a qualidade da comunicação, o comprometimento e o desempenho dos servidores públicos.

Enquadramento teórico:  A pesquisa utiliza como base teórica estudos sobre a e-liderança e os estilos transformacional e transacional, destacando os elementos determinantes desse fenômeno das equipes virtuais, especialmente a qualidade da comunicação e sua possível relação com comprometimento e desempenho.

Metodologia:  Trata-se de uma pesquisa quantitativa, desenvolvida por meio de levantamento com 158 servidores públicos de 3 instituições diferentes, das esferas federal e estadual: Tribunal de Contas da União (TCU), Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) e Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC).  A análise empregou técnicas de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais.  Para medir os construtos da pesquisa, foram adotadas escalas utilizadas em outros estudos, cujos resultados demonstraram sua qualidade psicométrica.

Resultados: Verificou-se que a qualidade da comunicação se relaciona positivamente com o comprometimento e exerce influência positiva na forma como as equipes enxergam a e-liderança, o que favorece o estilo de e-liderança transformacional. Os dois estilos de liderança exercem influência positiva no comprometimento. A relação entre comprometimento e desempenho não se mostrou significativa. Somente o estilo transformacional influenciou positivamente o desempenho dos servidores que trabalham em equipes virtuais.

Originalidade:  Este estudo se destaca por explorar uma temática inovadora relacionada à liderança de equipes virtuais no setor público e amplia a discussão sobre os fatores que podem colaborar com a missão dos e-líderes das instituições públicas.

Contribuições teóricas e práticas:  A presente pesquisa oferece contribuições para o campo da gestão pública pois fornece evidências empíricas que podem auxiliar os gestores públicos a delinear estratégias gerenciais e de educação corporativa, com enfoque na seleção e desenvolvimento de líderes mais aptos a apresentar resultados relevantes para a sociedade.

Palavras-chave: E-liderança. Setor público. Qualidade da comunicação. Comprometimento. Desempenho.

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

Paschoiotto, W. P., Sehnem, S., & Cohen, E. D. (2023). E-Liderança no Setor Público Brasileiro: A Influência da Qualidade da Comunicação no Comprometimento e Desempenho das Equipes. Administração Pública E Gestão Social, 15(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v15i4.14827

Edição

Seção

Artigos