Hospital universitário: o dilema de um novo modelo de governança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v16i2.15409

Resumo

Contexto do caso: Este caso aborda o processo decisório de adesão de um hospital universitário a um novo modelo de governança por meio do contrato de gestão da Universidade com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Dilema do caso: O dilema de entregar ou não a gestão do hospital à empresa é enfrentado por Silva, reitor da Universidade, que vivencia os conflitos envolvidos no processo em um contexto de resistência. Traz os múltiplos atores envolvidos (reitor, comunidade acadêmica, conselho universitário, movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores, servidores, diretor e funcionários do hospital), as ditas ações democráticas, as mudanças de contexto econômico e como estas refletem no processo decisório e nas instituições.

Fechamento do caso: A partir da análise da narrativa e do dilema, o leitor é convidado a refletir sobre a tomada de decisão do protagonista. Pode ser aplicado em disciplinas de governança, democracia, mobilização social, negociação e arbitragem.

Palavras-chave: Governança, Direção e Governança do Setor de Saúde, Hospitais Universitários, Decisões, Democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela de Oliveira Silva, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

Farmacêutica na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Doutoranda em Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Mestra em Políticas Públicas em Saúde pela Escola Fiocruz de Governo (2017), Especialista em Vigilância Sanitária pela PUC-GO (2016), graduada em Farmácia (2010) com Habilitação em Indústria pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011).

Julio Cesar Andrade de Abreu, ENAP (DPPP) e UFF (PPGA e PROFIAP)

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com período de estágio sandwich na Universidade Complutense de Madri, Espanha. Mestre em Administração (UFBA) com período de estágio sandwich na Universidade de Coimbra, Portugal. Especialista em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa (UFMG) e em Administração de Sistemas de Informação (UFLA). Foi coordenador do Curso de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF) Pólo Universitário de Volta Redonda (PNAP/UAB/CEDERJ). Atuou como consultor na área de gestão pública para diversas instituições públicas nacionais (ENAP, FINEP, CAPES, CNPq, INEP) e internacionais (ONU/PNUD). Foi Secretário Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (SEPLAG) no município de Volta Redonda/RJ. Foi Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFF) e Professor dos programas de pós-graduação em Administração Pública (PGPPD/PROFIAP) e Administração (PPGA/MPA), ambos da Universidade Federal Fluminense, além do Doutorado em Políticas Públicas (DPPP) da ENAP. Atualmente é Pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal Fluminense (PROPLAN). É bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (DT2) e coordena projetos de pesquisa FAPERJ. Atua na área de pesquisa, extensão e desenvolvimento com os seguintes temas: Administração Pública e Gestão Social, Planejamento Governamental, Transparência e Controle Social, Democracia Participativa, Democracia Digital, Governo Eletrônico, Tecnologias Sociais, Economia Solidária, Redes Sociais e Participação Popular.

Publicado

2024-04-25

Como Citar

de Oliveira Silva, G., & Andrade de Abreu, J. C. (2024). Hospital universitário: o dilema de um novo modelo de governança. Administração Pública E Gestão Social, 16(2). https://doi.org/10.21118/apgs.v16i2.15409

Edição

Seção

Casos para ensino