Análise do Efeitos Intertemporais dos Gastos Per Capita em Educação Sobre as Taxas de Crimes Violentos em Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v16i4.16351

Resumo

Objetivo da pesquisa: Analisar o efeito intertemporal dos gastos per capita em educação sobre as taxas de crimes violentos em Minas Gerais.

Enquadramento Teórico: As taxas de crimes violentos consideradas nesse estudo se referem a crimes desqualificados, segundo Lochner e Moretti (2004). Dessa forma, a elevação dos gastos per capita em educação tende a diminui-las. Além disso, conforme Williams e Sickles (2002), esse efeito ocorre com certa defasagem, que é considerada no trabalho.

Metodologia: Estimação de modelos econométricos com dados em painel dinâmico, considerando-se o período 2000-2021.

Resultados: Verificou-se existência de relação inversa entre gastos per capita em educação, defasados em três, quatro e cinco períodos, sobre as taxas de crimes violentos, sendo que o efeito com maior magnitude foi relativo a cinco defasagens. Além disso, foi encontrado que os crimes violentos são, em geral, cometidos pela parcela mais jovem dos municípios e em regiões com maior nível de atividade econômica. Ademais, notou-se que os crimes cometidos no passado influenciam aqueles notificados no período contemporâneo e a pandemia da COVID-19 afetou a atuação dos criminosos, reduzindo as taxas de criminalidade.

Originalidade: A pesquisa contribui com a literatura, especialmente brasileira, pois somente foram encontrados dois trabalhos similares, mas com períodos e objetos de estudo distintos. Além disso, o trabalho considera dados recentes e versa o caso de um estado, cuja participação em termos populacionais e econômicos no país é elevada, além de apresentar taxas de crimes violentos muito distintas entre suas mesorregiões.

Contribuições teóricas e práticas: O estudo contribui com a literatura brasileira relativa ao tema e pode contribuir na discussão relativa a alocação ótima dos gastos públicos em educação, levando em consideração o efeito defasado dos gastos per capita em educação sobre as taxas de crimes violentos, o que demanda planejamento de longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Rosa, J. H., & Camargos Teixeira, E. (2024). Análise do Efeitos Intertemporais dos Gastos Per Capita em Educação Sobre as Taxas de Crimes Violentos em Minas Gerais. Administração Pública E Gestão Social, 16(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v16i4.16351

Edição

Seção

Artigos