Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar em contexto pandêmico: implicações para a gestão pública e para a agricultura familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v17i1.16579

Resumo

Objetivo da pesquisa: Analisar a implementação das compras públicas via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na perspectiva da gestão pública e da agricultura familiar, no contexto da pandemia da Covid-19, no município de Viçosa/MG.

Enquadramento teórico: Implementação de políticas públicas e o papel de burocratas de nível de rua; estado da arte de estudos a respeito da implementação do PNAE durante a pandemia da Covid-19.

Metodologia: Pesquisa qualitativa, tendo como método o estudo de caso, como técnica de coleta de dados entrevistas e como técnica de análise de dados a análise de conteúdo.

Resultados: A decisão de manter as compras públicas da agricultura familiar, distribuindo kits de alimentação aos pais/responsáveis dos alunos foi a principal estratégia adotada. Tanto os burocratas de nível de rua quanto a agricultura familiar enfrentaram dificuldades na implementação do PNAE devido à pandemia; no entanto, traçaram estratégias para continuar realizando as compras públicas da agricultura familiar.

Originalidade: A pesquisa compreende o fenômeno a partir do viés de diferentes atores públicos e da agricultura familiar, além de entender de forma empírica a implementação do PNAE em contexto atípico pandêmico.

Contribuições teóricas e práticas: As contribuições teóricas giram em torno da análise empírica aplicando a literatura de implementação de políticas públicas e burocratas de nível de rua, considerando a interface entre alimentação escolar e agricultura familiar na circunstância da pandemia. As contribuições práticas evidenciam sugestões para a gestão pública municipal

Downloads

Biografia do Autor

Cinara Simonino, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Luana Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm/UFV). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Alan Ferreira de Freitas , Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professor do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm/UFV). Doutor em Extensão Rural pela UFV.

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Tatiana Simonino, C., Ferreira dos Santos, L., & Ferreira de Freitas, A. (2025). Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar em contexto pandêmico: implicações para a gestão pública e para a agricultura familiar. Administração Pública E Gestão Social, 17(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v17i1.16579

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)