Oportunidades e Desafios do Processo de Tomada de Decisão Coletiva no Setor Público: Um Estudo de Caso na Pós-Graduação da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v17i1.16640Resumo
Objetivo da pesquisa: Analisar as oportunidades e desafios propiciados pelo processo de decisão colegiada no setor público; mais especificamente, nos cursos de pós-graduação stricto sensu da UFMG.
Enquadramento teórico: Realizou-se uma reflexão acerca da evolução da administração pública no Brasil e do processo de tomada de decisão coletiva.
Metodologia: Estudo de caso, de abordagem mista, produzido a partir de análise documental e entrevistas semiestruturadas, apreciadas via análise de conteúdo.
Resultados: Os resultados indicam uma centralidade decisória nos colegiados dos programas de pós-graduação, onde o poder do coordenador varia conforme o curso. Os processos são singulares em cada programa, entretanto, o debate foi destacado em todos como essencial para a tomada de decisão. Esse modelo decisório foi apontado como um dos melhores, por ser democrático, transparente e legítimo. No entanto, há pré-requisitos como a diversidade de participantes e uma coordenação eficiente, etc.
Originalidade: Este artigo amplia a compreensão das dinâmicas de poder nas políticas públicas, identificando oportunidades de aprimoramento na governança. Ademais, a análise de processos decisórios coletivos, ainda pouco explorada, é essencial para a construção de sociedades mais equitativas, inclusivas e democráticas.
Contribuições teóricas e práticas: Espera-se que este estudo sirva de fundamento para a construção de uma referência para os processos participativos de tomada de decisão, fomentando sua adoção e tornando os já implementados mais efetivos e inclusivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.