Oportunidades e Desafios do Processo de Tomada de Decisão Coletiva no Setor Público: Um Estudo de Caso na Pós-Graduação da UFMG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v17i1.16640

Resumo

Objetivo da pesquisa: Analisar as oportunidades e desafios propiciados pelo processo de decisão colegiada no setor público; mais especificamente, nos cursos de pós-graduação stricto sensu da UFMG.

Enquadramento teórico: Realizou-se uma reflexão acerca da evolução da administração pública no Brasil e do processo de tomada de decisão coletiva.

Metodologia: Estudo de caso, de abordagem mista, produzido a partir de análise documental e entrevistas semiestruturadas, apreciadas via análise de conteúdo.

Resultados: Os resultados indicam uma centralidade decisória nos colegiados dos programas de pós-graduação, onde o poder do coordenador varia conforme o curso. Os processos são singulares em cada programa, entretanto, o debate foi destacado em todos como essencial para a tomada de decisão. Esse modelo decisório foi apontado como um dos melhores, por ser democrático, transparente e legítimo. No entanto, há pré-requisitos como a diversidade de participantes e uma coordenação eficiente, etc.

Originalidade: Este artigo amplia a compreensão das dinâmicas de poder nas políticas públicas, identificando oportunidades de aprimoramento na governança. Ademais, a análise de processos decisórios coletivos, ainda pouco explorada, é essencial para a construção de sociedades mais equitativas, inclusivas e democráticas.

Contribuições teóricas e práticas: Espera-se que este estudo sirva de fundamento para a construção de uma referência para os processos participativos de tomada de decisão, fomentando sua adoção e tornando os já implementados mais efetivos e inclusivos.

Downloads

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Drielly Mendes, B., & Bambirra de Assis, L. (2025). Oportunidades e Desafios do Processo de Tomada de Decisão Coletiva no Setor Público: Um Estudo de Caso na Pós-Graduação da UFMG. Administração Pública E Gestão Social, 17(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v17i1.16640

Edição

Seção

Artigos