AVALIAÇÕES SISTÊMICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: INSTRUMENTO DE GESTÃO PÚBLICA DA QUALIDADE DO ENSINO E MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v2i4.4031Palavras-chave:
Avaliações Sistêmicas Educacionais, Políticas Públicas, Gestão da Qualidade do EnsinoResumo
Este ensaio focaliza os desdobramentos e implicações decorrentes da oficialização e aprimoramento dos sistemas nacional e estadual de avaliação da educação básica ocorridos na primeira década deste século. Tem como objetivo analisar questões de ordem teórica-prática, subjacentes a lógica de conformação das avaliações sistêmicas educacionais enquanto instrumento de gestão publica e mecanismo de controle social das políticas implantadas e resultados educacionais publicamente aferidos em todas as esferas federativas. Neste estudo exploratório, as informações analisadas foram captadas mediante a seleção de conceitos e dados veiculados nos web sites governamentais, boletins pedagógicos das avaliações focalizadas, publicações periódicas dos órgãos governamentais e estudos conduzidos por renomados pesquisadores da área. A problematização evidencia que não basta avaliar. E necessário investir em estratégias eficazes de apropriação e utilização destes resultados por toda a comunidade escolar e demais setores sociais, vislumbrando ao redimensionamento da gestão dos processos educacionais internos a escola, em favor da real melhoria da qualidade do ensino ministrado nas instituições públicas.
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