AVALIAÇÕES SISTÊMICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: INSTRUMENTO DE GESTÃO PÚBLICA DA QUALIDADE DO ENSINO E MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL

Autores/as

  • Luciene Aparecida da Silva Centro Universitário UNA
  • Nelson Luiz dos Santos Garcia Faculdades Integradas Promove
  • Adriana Célia da Silva Bicalho Centro Unoversitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v2i4.4031

Palabras clave:

Avaliações Sistêmicas Educacionais, Políticas Públicas, Gestão da Qualidade do Ensino

Resumen

Este ensaio focaliza os desdobramentos e implicações decorrentes da oficialização e aprimoramento dos sistemas nacional e estadual de avaliação da educação básica ocorridos na primeira década deste século. Tem como objetivo analisar questões de ordem teórica-prática, subjacentes a lógica de conformação das avaliações sistêmicas educacionais enquanto instrumento de gestão publica e mecanismo de controle social das políticas implantadas e resultados educacionais publicamente aferidos em todas as esferas federativas. Neste estudo exploratório, as informações analisadas foram captadas mediante a seleção de conceitos e dados veiculados nos web sites governamentais, boletins pedagógicos das avaliações focalizadas, publicações periódicas dos órgãos governamentais e estudos conduzidos por renomados pesquisadores da área. A problematização evidencia que não basta avaliar. E necessário investir em estratégias eficazes de apropriação e utilização destes resultados por toda a comunidade escolar e demais setores sociais, vislumbrando ao redimensionamento da gestão dos processos educacionais internos a escola, em favor da real melhoria da qualidade do ensino ministrado nas instituições públicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciene Aparecida da Silva, Centro Universitário UNA

Possui Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2010). É Especialista em Planejamento Educacional e Docência no Ensino Superior (ESAB/2009) e Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2004). Atualmente está em exercício no cargo de Professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, onde atua como PROFESSORA COMUNITÁRIA (COORDENADORA DO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA na escola de lotação). Atuou como Analista Educacional, função Inspetora Escolar, lotada na Superintendência Regional de Ensino / SRE - Metropolitana C, da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). Atua paralelamente como docente no ensino superior (pós-graduação) e na formação continuada de professores e gestores escolares, organizando e ministrando cursos presenciais e semi-presenciais, promovidos por consultorias educacionais. Os cursos ministrados têm focalizado, dentre outros componentes, as tendências, possibilidades e desafios educacionais inerentes às inovações curriculares, gestão dos processos pedagógicos escolares, análise dos resultados das avaliações sistêmicas, planejamento, intervenção pedagógica e práticas de ensino alinhadas às modernas teorias e diretrizes curriculares, em especial no que se refere às políticas públicas direcionadas à elevação dos níveis de proficiência em alfabetização e letramento. Possui ampla experiência em práticas pedagógicas na Educação Básica, em virtude da extensiva atuação como professora e Pedagoga nos diversos níveis e modalidades desta, nas redes municipal, estadual e particular de ensino.

Nelson Luiz dos Santos Garcia, Faculdades Integradas Promove

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento LocalProfessor do Curso de Direito das Faculdades Integradas Promove

Adriana Célia da Silva Bicalho, Centro Unoversitário UNA

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento LocalProfessora do Centro Universitário UNA

Citas

ANTUNES, Celso. Avaliação da Aprendizagem. Coleção Celso Antunes II. São Paulo:
ATTA Mídia e Educação, [2007]. Disponível em Vídeo / CD-ROM.
AVALIA ASSESSORIA EDUCACIONAL. Marco Teórico: Competências em Leitura e
Matemática. [São Paulo], [2008]. 47 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Brasília, DF: Senado Federal. Secretaria Especial de Editoração e Publicações. Subsecretaria
de Edições Técnicas, 2004.
___________________. Ministério da Educação. O que é Saeb. Brasília. Disponível em:
<http://www.mec.gov.br/provabrasil>. Acesso: em 24/11/2008.
___________________. Ministério da Educação. Relatório de Avaliação do Plano
Plurianual 2008-2011. Brasília, DF. 2010. Disponível em: < http://www. portal.mec.gov.br>.
Acesso em: 02/04/2011.
CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. A qualidade da educação básica e a gestão da escola.
In: FRANÇA, Magna e BEZERRA, Maura Costa (orgs.) et al. Política educacional: gestão e
qualidade do ensino. Brasília: Líber livro, 2009. cap. 1, p. 21-44.
DALBEM, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Avaliação Sistêmica. Belo Horizonte.
Disponível em: < http://www.educacao.mg.gov.br/crv>. Acesso em: 24/11/2008.
GREMAUD. Amaury Patrick. et al. Avaliação Continuada: Apropriação e Utilização dos
Resultados. Minas Gerais. Juiz de Fora: FADEPE, 2009a. 75 p.
GREMAUD, Amaury Patrick. Avaliações educacionais, rendição de contas e
descentralização. Avalia em Ação. Revista da Avalia Assessoria Educacional. São Paulo -
SP, 2. ed., ano 2, p. 6-7, abr. 2009b.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Planejamento e Avaliação. O Objetivo da Avaliação é Intervir
para Melhorar. Revista Nova Escola. São Paulo: Ed. Abril, 191 ed., abr. 2006. Entrevista
concedida a seção Fala, Mestre!
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Boletim Pedagógico de Avaliação da
Educação: SIMAVE/PROEB – 2008. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora,
Faculdade de Educação, CAEd. v. 2, jan./dez. 2008, anual.
___________________. Secretaria de Estado de Educação. SIMAVE. Disponível em:
<http://www.simave.caedufjf.net/simave>. Acesso em: 24/11/2008.

Publicado

2011-07-25

Cómo citar

Silva, L. A. da, dos Santos Garcia, N. L., & da Silva Bicalho, A. C. (2011). AVALIAÇÕES SISTÊMICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: INSTRUMENTO DE GESTÃO PÚBLICA DA QUALIDADE DO ENSINO E MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL. Revista De Administração Pública E Gestão Social, 2(4), 362–376. https://doi.org/10.21118/apgs.v2i4.4031

Número

Sección

Artículos