EVALUATION OF BASIC EDUCATION: A TOOL FOR PUBLIC MANAGEMENT OF THE QUALITY OF EDUCATION AND SOCIAL CONTROL MECHANISM

Authors

  • Luciene Aparecida da Silva Centro Universitário UNA
  • Nelson Luiz dos Santos Garcia Faculdades Integradas Promove
  • Adriana Célia da Silva Bicalho Centro Unoversitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v2i4.4031

Keywords:

Avaliações Sistêmicas Educacionais, Políticas Públicas, Gestão da Qualidade do Ensino

Abstract

This essay focuses on the ramifications and implications of the formalization and enhancement of the national and state assessment of basic education that occurred in the first decade of this century. Aims to examine issues of a theoretical-practical logic underlying the conformation of systemic educational evaluations as a tool for public management and social control mechanism implemented policies and educational outcomes publicly measured in all federal spheres. In this exploratory study, the information analyzed was captured by the selection of concepts and data provided on government web sites, newsletters focused teaching evaluations, periodic publications of government agencies and research conducted by renowned researchers. The questioning is not enough evidence to evaluate. It is necessary to invest in effective strategies of appropriation and use of these results for the entire school community and other social sectors, seeing that we redefine the management of educational processes inside the school, in favor of a real improvement in the quality of education provided in public institutions.

Key-Words: Systemic Educational Assessments; Public Policy; Management of the Quality of Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciene Aparecida da Silva, Centro Universitário UNA

Possui Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2010). É Especialista em Planejamento Educacional e Docência no Ensino Superior (ESAB/2009) e Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2004). Atualmente está em exercício no cargo de Professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, onde atua como PROFESSORA COMUNITÁRIA (COORDENADORA DO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA na escola de lotação). Atuou como Analista Educacional, função Inspetora Escolar, lotada na Superintendência Regional de Ensino / SRE - Metropolitana C, da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). Atua paralelamente como docente no ensino superior (pós-graduação) e na formação continuada de professores e gestores escolares, organizando e ministrando cursos presenciais e semi-presenciais, promovidos por consultorias educacionais. Os cursos ministrados têm focalizado, dentre outros componentes, as tendências, possibilidades e desafios educacionais inerentes às inovações curriculares, gestão dos processos pedagógicos escolares, análise dos resultados das avaliações sistêmicas, planejamento, intervenção pedagógica e práticas de ensino alinhadas às modernas teorias e diretrizes curriculares, em especial no que se refere às políticas públicas direcionadas à elevação dos níveis de proficiência em alfabetização e letramento. Possui ampla experiência em práticas pedagógicas na Educação Básica, em virtude da extensiva atuação como professora e Pedagoga nos diversos níveis e modalidades desta, nas redes municipal, estadual e particular de ensino.

Nelson Luiz dos Santos Garcia, Faculdades Integradas Promove

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento LocalProfessor do Curso de Direito das Faculdades Integradas Promove

Adriana Célia da Silva Bicalho, Centro Unoversitário UNA

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento LocalProfessora do Centro Universitário UNA

References

ANTUNES, Celso. Avaliação da Aprendizagem. Coleção Celso Antunes II. São Paulo:
ATTA Mídia e Educação, [2007]. Disponível em Vídeo / CD-ROM.
AVALIA ASSESSORIA EDUCACIONAL. Marco Teórico: Competências em Leitura e
Matemática. [São Paulo], [2008]. 47 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Brasília, DF: Senado Federal. Secretaria Especial de Editoração e Publicações. Subsecretaria
de Edições Técnicas, 2004.
___________________. Ministério da Educação. O que é Saeb. Brasília. Disponível em:
<http://www.mec.gov.br/provabrasil>. Acesso: em 24/11/2008.
___________________. Ministério da Educação. Relatório de Avaliação do Plano
Plurianual 2008-2011. Brasília, DF. 2010. Disponível em: < http://www. portal.mec.gov.br>.
Acesso em: 02/04/2011.
CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. A qualidade da educação básica e a gestão da escola.
In: FRANÇA, Magna e BEZERRA, Maura Costa (orgs.) et al. Política educacional: gestão e
qualidade do ensino. Brasília: Líber livro, 2009. cap. 1, p. 21-44.
DALBEM, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Avaliação Sistêmica. Belo Horizonte.
Disponível em: < http://www.educacao.mg.gov.br/crv>. Acesso em: 24/11/2008.
GREMAUD. Amaury Patrick. et al. Avaliação Continuada: Apropriação e Utilização dos
Resultados. Minas Gerais. Juiz de Fora: FADEPE, 2009a. 75 p.
GREMAUD, Amaury Patrick. Avaliações educacionais, rendição de contas e
descentralização. Avalia em Ação. Revista da Avalia Assessoria Educacional. São Paulo -
SP, 2. ed., ano 2, p. 6-7, abr. 2009b.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Planejamento e Avaliação. O Objetivo da Avaliação é Intervir
para Melhorar. Revista Nova Escola. São Paulo: Ed. Abril, 191 ed., abr. 2006. Entrevista
concedida a seção Fala, Mestre!
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Boletim Pedagógico de Avaliação da
Educação: SIMAVE/PROEB – 2008. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora,
Faculdade de Educação, CAEd. v. 2, jan./dez. 2008, anual.
___________________. Secretaria de Estado de Educação. SIMAVE. Disponível em:
<http://www.simave.caedufjf.net/simave>. Acesso em: 24/11/2008.

Published

2011-07-25

How to Cite

Silva, L. A. da, dos Santos Garcia, N. L., & da Silva Bicalho, A. C. (2011). EVALUATION OF BASIC EDUCATION: A TOOL FOR PUBLIC MANAGEMENT OF THE QUALITY OF EDUCATION AND SOCIAL CONTROL MECHANISM. Administração Pública E Gestão Social, 2(4), 362–376. https://doi.org/10.21118/apgs.v2i4.4031

Issue

Section

Articles