Estágio Probatório: contribuição efetiva para o Servidor Público?
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v3i4.4063Palavras-chave:
Estágio Probatório, Seleção no Serviço Público, Avaliação de DesempenhoResumo
Este estudo buscou analisar o processo de avaliação do estágio probatório dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Pernambuco, no triênio 2008-2011, na visão dos gestores e servidores que completaram o estágio probatório em 2011. O ingresso nos cargos públicos somente poderá ser feito por meio de concurso público, entretanto a seleção para o serviço público apenas via concurso apresenta algumas limitações, permitindo o ingresso de servidores com perfis inadequados para as atribuições requeridas pelos cargos e atividades a serem realizadas. O período do estagio probatório é o tempo que o novo servidor tem para desenvolver suas habilidades, conhecer o trabalho e se identificar com ele. A pesquisa realizada tem natureza descritiva e utilizou questionários via Google docs. Os resultados mostraram que a maioria dos servidores afirmou receber orientação/treinamento sobre objetivos do estágio probatório e avaliação que avalia aspectos comportamentais; não souberam responder os critérios que são avaliados; desejam fazer novo concurso público por causa principalmente do salário e afirmaram que o processo de avaliação do estágio probatório da UFPE é bem realizado.
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