Estágio Probatório: contribuição efetiva para o Servidor Público?

Autores/as

  • Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim UFRPE
  • Luciana CRISTINA SILVA DA Luz uFPE
  • LADJANE DE BARROS SILVA UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v3i4.4063

Palabras clave:

Estágio Probatório, Seleção no Serviço Público, Avaliação de Desempenho

Resumen

Este estudo buscou analisar o processo de avaliação do estágio probatório dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Pernambuco, no triênio 2008-2011, na visão dos gestores e servidores que completaram o estágio probatório em 2011. O ingresso nos cargos públicos somente poderá ser feito por meio de concurso público, entretanto a seleção para o serviço público apenas via concurso apresenta algumas limitações, permitindo o ingresso de servidores com perfis inadequados para as atribuições requeridas pelos cargos e atividades a serem realizadas. O período do estagio probatório é o tempo que o novo servidor tem para desenvolver suas habilidades, conhecer o trabalho e se identificar com ele. A pesquisa realizada tem natureza descritiva e utilizou questionários via Google docs. Os resultados mostraram que a maioria dos servidores afirmou receber orientação/treinamento sobre objetivos do estágio probatório e avaliação que avalia aspectos comportamentais; não souberam responder os critérios que são avaliados; desejam fazer novo concurso público por causa principalmente do salário e afirmaram que o processo  de  avaliação do estágio probatório da UFPE é bem realizado.

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Biografía del autor/a

Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim, UFRPE

Graduada mestre e doutora em Administração. É professora Adjunto da UFRPE. Professora Associada da UFPE, aposentada. Leciona disciplinas da área de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Liderança e Administração Geral. Sua área de interesse é a Gestão de Pessoas em organizações, Comportamento dos Gestores e funcionários, Questões de Gênero na gestão e Qualidade de Vida no Trabalho. Desenvolveu diversas pesquisas sobre o mercado de trabalho para o administrador, exigências e condições para o estagiário de administração, perfil profissional do administrador, formas de recrutamento e seleção dos docentes de administração em Pernambuco, fatores estressantes aos graduandos de administração, dentre outras. Participou ativamente da vida universitária da UFPE, tendo ocupado cargos desde Chefia do Departamento de Ciências Administrativas e Coordenação do Curso de Graduação e Pós em Administração a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida. Tem artigos publicados em periódicos, anais de congressos, capítulos de livros, além de alguns livros.

Luciana CRISTINA SILVA DA Luz, uFPE

Administradora, Especialista em Administração, Servidora da UFPE

LADJANE DE BARROS SILVA, UFRPE

Mestre em Administração, Administradora, Professora da FAculdade Líder, Servidora da Universidade de Pernambuco.

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Publicado

2012-09-21

Cómo citar

Amorim, T. N. G. F., Luz, L. C. S. D., & SILVA, L. D. B. (2012). Estágio Probatório: contribuição efetiva para o Servidor Público?. Revista De Administração Pública E Gestão Social, 3(4), 462–483. https://doi.org/10.21118/apgs.v3i4.4063

Número

Sección

Artículos