Os Fatores Críticos de Sucesso na Gestão de Organizações Não Governamentais
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v4i2.4088Palavras-chave:
Projetos Sociais, Gestão do Terceiro Setor, Gestão EstratégicaResumo
Esse artigo analisa a gestão das Organizações Não Governamentais (ONGs) identificando quais fatores críticos de sucesso impactam no desenvolvimento, na captação de recursos e na relação com fontes financiadoras. Foram utilizadas referências em dois campos teóricos: na gestão estratégica, examinando-a em aspectos como análise ambiental, planejamento e vantagens competitivas, e na gestão do terceiro setor, estudando as ONGs e suas especificidades com seu caráter empresarial, político e social, e sua relação com os setores público e privado, que exigem conhecimentos e habilidades administrativas. O estudo realizou-se seguindo o modelo exploratório de estudo de casos múltiplos e desenvolveu-se em quatro ONGs sediadas na Região Metropolitana de Salvador, realizando-se uma análise comparativa entre elas. Os resultados indicam a existência de uma relação direta entre ambiente, posicionamento estratégico, estrutura administrativa e nível de qualificação técnica da equipe para o alcance de resultados nas áreas de captação de recursos e desenvolvimento de projetos sociais.
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