Resgatando o Conceito de Marketing Social

Autores

  • Edson Coutinho da Silva Centro Universitário da FEI
  • Silvio Augusto Minciotti Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Antonio Carlos Gil Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v5i2.4466

Palavras-chave:

Marketing Social, Mudança Social, e Causas Sociais

Resumo

O Marketing Social vem sendo utilizado pelas empresas para agregar valor à imagem de suas marcas, o que o afasta de seu foco e da sua verdadeira aplicação. Ou seja, caracterizando como estratégias que se aplicam às organizações privadas, inclusive, sendo equivocadamente rebatizado e associado a outros termos como, por exemplo: Marketing Societal, Propaganda Institucional, Responsabilidade Social, Cidadania Corporativa e Filantropia Estratégica. Tudo isso vem gerando distorções e vulgarizações acerca das práticas gerenciais, inserindo “modismos” que têm finalidade estratégica e lucrativa, muito distinta daquela que corresponde à sua original conceituação. Aqui é feita uma reflexão sobre essa confusão conceitual, visando contribuir para a restauração do uso original do conceito de Marketing Social. Este ensaio se propõe, também, a apresentar um instrumento de avaliação das atividades do Marketing Social, como forma de identificar se os princípios estão sendo aplicados nos programas e causas sociais anunciados e “pregados” pelo mercado.

Palavras-Chave: Marketing Social; Mudança Social; e Causas Sociais.

 

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Biografia do Autor

Edson Coutinho da Silva, Centro Universitário da FEI

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Silvio Augusto Minciotti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Professor Doutor em Administração pela FEA/USP

Antonio Carlos Gil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Professor Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo

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Publicado

2013-03-27

Como Citar

Silva, E. C. da, Minciotti, S. A., & Gil, A. C. (2013). Resgatando o Conceito de Marketing Social. Administração Pública E Gestão Social, 5(2), 63–70. https://doi.org/10.21118/apgs.v5i2.4466

Edição

Seção

Artigos