Cocriação de Valor em Programas Empresariais de Marketing Social: uma análise multicasos
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v11i2.5295Palavras-chave:
Marketing Social, Cocriação de Valor, Lógica de ServiçoResumo
Considerando o potencial do marketing social e o advento da lógica de serviço, este estudo multicasos buscou identificar, na perspectiva dos atores envolvidos, em especial o público-alvo, como a cocriação de valor é abordada nos programas de marketing social desenvolvidos por uma empresa privada em parceria com outras organizações no Brasil. Foram estudadas três iniciativas que abrangiam causas de interesse da sociedade: segregação de resíduos sólidos, cuidados com a saúde cardiovascular e hábitos de higiene, especialmente pela lavagem das mãos. A coleta de dados envolveu quarenta entrevistas pessoais, observação e consulta a arquivos e documentos e a análise foi qualitativa. Identificou-se que as iniciativas estudadas contemplam diversos elementos da cocriação de valor, sendo a abordagem mais evidente a downstream, mais voltada à mudança do comportamento individual. Além de indicar aspectos para aperfeiçoar as ações, o estudo colabora para a operacionalização do conceito de cocriação de valor no marketing social.
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