Cocriação de Valor em Programas Empresariais de Marketing Social: uma análise multicasos

Autores

  • Andréia Aparecida Albino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba
  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v11i2.5295

Palavras-chave:

Marketing Social, Cocriação de Valor, Lógica de Serviço

Resumo

Considerando o potencial do marketing social e o advento da lógica de serviço, este estudo multicasos buscou identificar, na perspectiva dos atores envolvidos, em especial o público-alvo, como a cocriação de valor é abordada nos programas de marketing social desenvolvidos por uma empresa privada em parceria com outras organizações no Brasil. Foram estudadas três iniciativas que abrangiam causas de interesse da sociedade: segregação de resíduos sólidos, cuidados com a saúde cardiovascular e hábitos de higiene, especialmente pela lavagem das mãos. A coleta de dados envolveu quarenta entrevistas pessoais, observação e consulta a arquivos e documentos e a análise foi qualitativa. Identificou-se que as iniciativas estudadas contemplam diversos elementos da cocriação de valor, sendo a abordagem mais evidente a downstream, mais voltada à mudança do comportamento individual. Além de indicar aspectos para aperfeiçoar as ações, o estudo colabora para a operacionalização do conceito de cocriação de valor no marketing social.

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Biografia do Autor

Andréia Aparecida Albino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba

Docente do Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor da área de marketing do IAG - Escola de Negócios da PUC Rio

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Publicado

2019-04-01

Como Citar

Albino, A. A., & Alexandre Grubits de Paula Pessôa, L. (2019). Cocriação de Valor em Programas Empresariais de Marketing Social: uma análise multicasos. Administração Pública E Gestão Social, 11(2), 142–160. https://doi.org/10.21118/apgs.v11i2.5295

Edição

Seção

Artigos