“Juntos Faremos”: Deliberação como Alternativa de Gestão na Administração Pública

Autores

  • Fabíola Cristina Costa de Carvalho Universidad Autónoma de Sinaloa
  • Cássia Carolina Borges da Silva Instituto Nacional de Seguro Social
  • Ana Paula Prado Garcia
  • Flávia de Paula Duque Brasil Professora e pesquisadora da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v7i2.4512

Resumo

Após a década de 1980, a debilidade das reformas empreendidas na estrutura da máquina estatal abriu espaço para a deliberação, porém não como um modelo prioritário à gestão pública. Este ensaio teórico busca identificar um novo paradigma para a administração pública baseado em conceitos, proposições e experiências atuais. Propõe-se que a combinação equilibrada entre os ideais da Nova Gestão Pública (NGP) e da Administração Pública Deliberativa seja positiva aos processos de gestão, particularmente na solução de problemas complexos. O objetivo do artigo é esboçar alguns contrapontos entre as teorias política e democrática, enfatizando o valor de trazer ao debate um modelo alternativo à administração pública. São apresentadas concisamente as bases da Administração Pública Tradicional, da NGP e da Teoria Deliberativa. O destaque incide sobre a gestão deliberativo-participativa. Como conclusão, ressalta-se que grupos, organizações e departamentos governamentais envolvidos em discussões sobre temas complexos devem primar pelo ideal “juntos faremos”.

Palavras-Chave: Setor Público, Gestão, Participação, Deliberação, Interoperabilidade

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Cristina Costa de Carvalho, Universidad Autónoma de Sinaloa

Doutoranda em Ciêncis Sociais pela Universidad Autónoma de Sinaloa. Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro/MG. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.

Cássia Carolina Borges da Silva, Instituto Nacional de Seguro Social

Analista do Seguro Social, servidora pública federal do Instituto Nacional do Seguro Social. Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro/MG. Especialista em Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ana Paula Prado Garcia

Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação Joao Pinheiro/MG. Bacharel em Gestão Pública (UEMG).

Flávia de Paula Duque Brasil, Professora e pesquisadora da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro

Professora e pesquisadora da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Mestre e Doutora em Sociologia pela UFMG

Downloads

Publicado

2014-11-18

Como Citar

Costa de Carvalho, F. C., Borges da Silva, C. C., Garcia, A. P. P., & Brasil, F. de P. D. (2014). “Juntos Faremos”: Deliberação como Alternativa de Gestão na Administração Pública. Administração Pública E Gestão Social, 7(2), 63–71. https://doi.org/10.21118/apgs.v7i2.4512

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)