Gestão Social e Bildung: Reflexões sobre a Importância da Formação para a Democratização no Setor Púbiico

Autores

  • Lílian Bambirra de Assis CEFET-MG
  • Ana Paula Paes de Paula Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v6i2.4547

Palavras-chave:

Administração Pública, Profissionalização, Escola de Frankfurt

Resumo

O objetivo desse artigo é resgatar o conceito de formação, no sentido adorniano, e refletir sobre como esta se diferencia da profissionalização e afeta a gestão social. O ponto de partida para isto foram as discussões ocorridas no centro da agenda política sobre a reforma do Estado e de sua administração no Brasil. Realizamos então uma análise dialética da profissionalização e da formação do gestor público, reforçando que, para viabilizar uma gestão social democrática, é preciso que as pessoas sejam formadas e não profissionalizadas. Finalizando, discutimos alguns caminhos possíveis para a formação dos gestores públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lílian Bambirra de Assis, CEFET-MG

É presidente da Fundação CEFET-MG e professora do CEFET-MG. Foi professora na Universidade Federal de Ouro Preto. É doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e coordenadora executiva da Certificação Ocupacional do Estado de Minas Gerais.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em recursos humanos e organizações, teoria crítica, economia da educação, certificação, estratégia e reestruturação.

Ana Paula Paes de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora titular e pesquisadora do CEPEAD-UFMG, atuando como subcoordenadora do Núcleo de Estudos de Gestão Pública (NEGP) e do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS). Trabalha principalmente com os seguintes temas: teoria crítica, psicanálise, subjetividade, autogestão, economia solidária, gestão pública, participação social, ensino e pesquisa em administração.

Downloads

Publicado

2014-03-18

Como Citar

Assis, L. B. de, & Paula, A. P. P. de. (2014). Gestão Social e Bildung: Reflexões sobre a Importância da Formação para a Democratização no Setor Púbiico. Administração Pública E Gestão Social, 6(2), 57–64. https://doi.org/10.21118/apgs.v6i2.4547

Edição

Seção

Artigos