Gestão Social e Bildung: Reflexões sobre a Importância da Formação para a Democratização no Setor Púbiico
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v6i2.4547Palavras-chave:
Administração Pública, Profissionalização, Escola de FrankfurtResumo
O objetivo desse artigo é resgatar o conceito de formação, no sentido adorniano, e refletir sobre como esta se diferencia da profissionalização e afeta a gestão social. O ponto de partida para isto foram as discussões ocorridas no centro da agenda política sobre a reforma do Estado e de sua administração no Brasil. Realizamos então uma análise dialética da profissionalização e da formação do gestor público, reforçando que, para viabilizar uma gestão social democrática, é preciso que as pessoas sejam formadas e não profissionalizadas. Finalizando, discutimos alguns caminhos possíveis para a formação dos gestores públicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.