Produção de conhecimento sobre o Terceiro Setor: construção democrática a partir das relações entre universidades e ONGs
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v6i4.4553Resumo
O objetivo deste artigo de natureza teórica é apresentar as perspectivas de democratização da produção de conhecimento sobre o Terceiro Setor a partir das possibilidades e dilemas presentes nas relações entre universidade e Organizações não Governamentais. A discussão ancorou-se no quadro de crise do campo científico na contemporaneidade, bem como na perspectiva da abordagem sócio prática de aprendizagem, que se constitui a partir das interações sociais. Nesse sentido, apresentaram-se metodologias de investigação como a Coprodução de Conhecimento e a Residência Social, que buscam disseminar o conhecimento a partir de relações mais horizontais, democráticas e compartilhadas entre atores das universidades e do ativismo social. As discussões apontam que a produção de conhecimento sobre o Terceiro Setor pode ser construídas democraticamente a partir das metodologias investigativas apresentadas, contribuindo para a superação da crise da universidade contemporânea.
Palavras-Chaves: Democratização do conhecimento, Universidade, Terceiro Setor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.