Orçamento, Indicadores e Gestão de Desempenho das Universidades Federais Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v9i4.5116Resumo
O presente trabalho propõe analisar as instituições federais de ensino superior (IFES) brasileiras quanto ao grau de eficiência dos recursos aplicados, a partir de indicadores de gestão do Tribunal de Contas da União (TCU). Utilizando dados secundários extraídos dos relatórios de gestão das universidades federais do exercício de 2013, foi definida uma amostra de 42 IFES e, por meio da aplicação de técnicas estatísticas multivariadas como a regressão linear múltipla foi possível mensurar a relação existente entre os indicadores de gestão e a aplicação orçamentária. Mediante a proposição e aplicação de um modelo de regressão múltipla; com a análise de cluster, procurou-se identificar as similaridades dos resultados dos indicadores de gestão. A análise constatou que as variáveis CCAPES e IQCD, indicadores de eficácia do TCU influenciaram mais fortemente a aplicação orçamentária.
Palavras-chave: Indicadores; Desempenho; Gestão.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.