Que Modelo é Esse? As Alterações nos Processos de Capacitação de Recursos Humanos nos 20 Anos do Plano MARE

Autores

  • Andrea de Oliveira Gonçalves Universidade de Brasília Programa de Pós Graduação em Gestão Pública Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis
  • Rogério Luiz Alves dos Santos Universidade de Brasília, Brasil Programa de Pós Graduação em Gestão Pública
  • João de Abreu Faria Bilhim Universidade de Lisboa, Portugal Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
  • Thiago Dias da Costa Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v9i4.5129

Resumo

The Master Plan for the Reform of the State Apparatus was implemented by the Brazilian Government in 1995. Among its actions, it instituted the Policy for Staff Development in Public Administration. This action resulted in the guidelines of the public service Training Policyin Brazil. Thus, this article analyzes the main changes in the training processes at the University of Brasilia (UnB), between 1995 and 2015, in the face of the literature on strategic people management. The study is qualitative and as a data collection technique interview and documents were used, being evaluated through content and document analysis respectively. The results were classified into four models of public administration addressed in the literature. The results about the working conditions, planning, execution and control of the training policy as well as the incentives to qualification tend to have one or more public administration models adopted. Keywords: training policy; public administration models; Master Plan for the Reform of the State Apparatus; Brazil.

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Biografia do Autor

Rogério Luiz Alves dos Santos, Universidade de Brasília, Brasil Programa de Pós Graduação em Gestão Pública

Mestre em Gestão Pública pela Universidade de Brasilia.

Administrador na área de Gestão de Pessoas na Universidade de Brasília

João de Abreu Faria Bilhim, Universidade de Lisboa, Portugal Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Possui doutoramento em Ciências Sociais pela Universidade Técnica de Lisboa (atual U Lisboa - Universidade de Lisboa). É presidente da entidade independente, Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (CReSAP) e professor catedrático da Universidade Técnica de Lisboa. Tem experiência na área de Administração Pública e gestão de recursos humanos.

Thiago Dias da Costa, Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública

Possui  doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e na faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará . Atualmente, o docente trabalha na implantação e estudo do modelo de Gestão por Competências na administração pública, prestando consultoria para diferentes órgãos federais e estaduais.

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-10-01

Como Citar

Gonçalves, A. de O., Santos, R. L. A. dos, Bilhim, J. de A. F., & Costa, T. D. da. (2017). Que Modelo é Esse? As Alterações nos Processos de Capacitação de Recursos Humanos nos 20 Anos do Plano MARE. Administração Pública E Gestão Social, 9(4), 298–309. https://doi.org/10.21118/apgs.v9i4.5129

Edição

Seção

Artigos