Os Interesses Acima dos Planos e Ações Estatais em Cenários de Crises Sanitárias e Conflitos Geopolíticos: Uma Análise Histórica e Comparativa
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v16i4.17440Resumo
Resumo
Objetivo da pesquisa: Identificar e analisar histórica e comparativamente as ações e decisões do planejamento estatal brasileiro nas crises de pandemia e de conflitos geopolíticos, desde a década da Grande Guerra Mundial e de pandemia da Gripe Espanhola no século passado até as crises recentes com a Covid-19 e a Guerra Rússia-Ucrânia.
Enquadramento teórico: Estudo histórico e comparativo sobre as ações do planejamento estatal brasileiro em cenários de crises e conflitos, utiliza como lentes teóricas os sistemas de governos, as ideologias políticas, as teorias da economia e do planejamento, entre outras.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, bibliográfico, a partir de uma revisão integrativa qualitativa e sistemática da literatura em fontes que contribuem para a compreensão dos diferentes cenários e processos decisórios.
Resultados: Infere-se que apesar da evolução do planejamento, os desafios recentes não representaram situações de crises ou conflitos desconhecidos e que as decisões se concentram no poder central dos governos e nem sempre alinhadas com os planejadores e interesses da sociedade, causando significativos impactos sociais, econômicos e ampliando-se as crises e os riscos de tensões e conflitos.
Originalidade: A pesquisa apresenta uma análise comparativa e histórica de desafios distintos para o planejamento estatal brasileiro, o estado da arte das crises e de conflitos recentes, o qual as discussões na literatura são incipientes, assim como as discussões em curso no cenário externo.
Contribuições teóricas e práticas: Do ponto de vista teórico, contribui para a revisão histórica do planejamento e processo decisório brasileiro, para o estado da arte da crise sanitária e dos conflitos Rússia-Ucrânia, e em termos práticos, por lançar luz as decisões recentes pautadas nos interesses do centro do poder político e nem sempre ordenadas com o planejamento e as demandas da sociedade, que mais sofre os impactos dessas decisões.
Palavras-chave: Análise Comparativa, Planejamento Estatal, Cenários de Crises e Conflitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.