Os Interesses Acima dos Planos e Ações Estatais em Cenários de Crises Sanitárias e Conflitos Geopolíticos: Uma Análise Histórica e Comparativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v16i4.17440

Resumo

Resumo

Objetivo da pesquisa: Identificar e analisar histórica e comparativamente as ações e decisões do planejamento estatal brasileiro nas crises de pandemia e de conflitos geopolíticos, desde a década da Grande Guerra Mundial e de pandemia da Gripe Espanhola no século passado até as crises recentes com a Covid-19 e a Guerra Rússia-Ucrânia.

Enquadramento teórico: Estudo histórico e comparativo sobre as ações do planejamento estatal brasileiro em cenários de crises e conflitos, utiliza como lentes teóricas os sistemas de governos, as ideologias políticas, as teorias da economia e do planejamento, entre outras.

Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, bibliográfico, a partir de uma revisão integrativa qualitativa e sistemática da literatura em fontes que contribuem para a compreensão dos diferentes cenários e processos decisórios.

Resultados: Infere-se que apesar da evolução do planejamento, os desafios recentes não representaram situações de crises ou conflitos desconhecidos e que as decisões se concentram no poder central dos governos e nem sempre alinhadas com os planejadores e interesses da sociedade, causando significativos impactos sociais, econômicos e ampliando-se as crises e os riscos de tensões e conflitos.

Originalidade: A pesquisa apresenta uma análise comparativa e histórica de desafios distintos para o planejamento estatal brasileiro, o estado da arte das crises e de conflitos recentes, o qual as discussões na literatura são incipientes, assim como as discussões em curso no cenário externo.

Contribuições teóricas e práticas: Do ponto de vista teórico, contribui para a revisão histórica do planejamento e processo decisório brasileiro, para o estado da arte da crise sanitária e dos conflitos Rússia-Ucrânia, e em termos práticos, por lançar luz as decisões recentes pautadas nos interesses do centro do poder político e nem sempre ordenadas com o planejamento e as demandas da sociedade, que mais sofre os impactos dessas decisões.  

Palavras-chave: Análise Comparativa, Planejamento Estatal, Cenários de Crises e Conflitos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Matias-Pereira, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Ciências Políticas, Pós-Doutor em Administração, economista e advogado. Professor de Administração Pública e Finanças Públicas, Pesquisador Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis-PPGCONT da Universidade de Brasília-UnB

Andrea de Oliveira Gonçalves, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Integração da América Latina - PROLAM/USP. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília – PPGCont/UnB. Investigadora colaboradora do Centro de Administração e Políticas Públicas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ULisboa).

João Abreu de Faria Bilhim, Universidade de Lisboa - ULisboa

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Técnica de Lisboa. Professor Visitante no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília – PPGCont/UnB. Investigador integrado do Centro de Administração e Políticas Públicas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Calado, J. E. de S., Matias-Pereira, J., Gonçalves, A. de O., & Bilhim, J. A. de F. (2024). Os Interesses Acima dos Planos e Ações Estatais em Cenários de Crises Sanitárias e Conflitos Geopolíticos: Uma Análise Histórica e Comparativa. Administração Pública E Gestão Social, 16(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v16i4.17440

Edição

Seção

Artigos