Os Interesses Acima dos Planos e Ações Estatais em Cenários de Crises Sanitárias e Conflitos Geopolíticos: Uma Análise Histórica e Comparativa
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v16i4.17440Abstract
Resumo
Objetivo da pesquisa: Identificar e analisar histórica e comparativamente as ações e decisões do planejamento estatal brasileiro nas crises de pandemia e de conflitos geopolíticos, desde a década da Grande Guerra Mundial e de pandemia da Gripe Espanhola no século passado até as crises recentes com a Covid-19 e a Guerra Rússia-Ucrânia.
Enquadramento teórico: Estudo histórico e comparativo sobre as ações do planejamento estatal brasileiro em cenários de crises e conflitos, utiliza como lentes teóricas os sistemas de governos, as ideologias políticas, as teorias da economia e do planejamento, entre outras.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, bibliográfico, a partir de uma revisão integrativa qualitativa e sistemática da literatura em fontes que contribuem para a compreensão dos diferentes cenários e processos decisórios.
Resultados: Infere-se que apesar da evolução do planejamento, os desafios recentes não representaram situações de crises ou conflitos desconhecidos e que as decisões se concentram no poder central dos governos e nem sempre alinhadas com os planejadores e interesses da sociedade, causando significativos impactos sociais, econômicos e ampliando-se as crises e os riscos de tensões e conflitos.
Originalidade: A pesquisa apresenta uma análise comparativa e histórica de desafios distintos para o planejamento estatal brasileiro, o estado da arte das crises e de conflitos recentes, o qual as discussões na literatura são incipientes, assim como as discussões em curso no cenário externo.
Contribuições teóricas e práticas: Do ponto de vista teórico, contribui para a revisão histórica do planejamento e processo decisório brasileiro, para o estado da arte da crise sanitária e dos conflitos Rússia-Ucrânia, e em termos práticos, por lançar luz as decisões recentes pautadas nos interesses do centro do poder político e nem sempre ordenadas com o planejamento e as demandas da sociedade, que mais sofre os impactos dessas decisões.
Palavras-chave: Análise Comparativa, Planejamento Estatal, Cenários de Crises e Conflitos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 Unported License.
Authors who publish in the Journal of Public Administration and Management Social (APGS) must agree to the following terms:
• Authors retain copyright and give the journal the rightof first publication with the work simultaneously licensed underthe Creative Commons Attribution License, permitting sharingwork with the recognition of the work of authorship and publicationstarting in this journal.
• Authors have authorization to assume additional contractsseparately for non-exclusive distribution of the work releasepublished in this journal (eg. publish in institutional repositories oras a book), with an acknowledgment of its publicationstarting this journal.
• Authors are permitted and encouraged to post theirwork online (eg, in institutional repositories or on their websitepersonnel) at any point before or during the submission process, asit can generate criticism and helpful suggestions, as well asincrease the impact and citation of published work.
• Authors reserve the right of the editors of this journal to make in theoriginal works, alterations of normative order, orthographic andgrammatical, aiming at complying with its editorial policy and keep thedefault cult of language, respecting, however, the authors' style.
• Authors assume exclusive responsibility for their opinionsgiven in the articles published in this journal.