O Processo de Formação de Representações Sociais de Competência para Profissionais de uma Instituição Federal de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v0i0.5180Palavras-chave:
Competência, Representações Sociais, Ancoragem, Administração Pública, Gerencialismo.Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender o processo de formação das Representações Sociais (RS) de competência para profissionais que atuam na unidade central de administração de gestão de uma Instituição Federal de Ensino (IFE). Para esta pesquisa de abordagem qualitativa foram realizados grupos focais com profissionais técnicos administrativos e gestores inseridos no contexto de uma organização pública. A análise dos dados contou com o auxílio do software Alceste, cuja finalidade é revelar a informação essencial de um texto por meio dos elementos mais significativos que compõem um conjunto discursivo. A partir do quadro teórico da Teoria das Representações Sociais (TRS) os resultados permitiram compreender como as representações sociais dos sujeitos ancoram-se no contexto público educacional. Coloca-se como limitação da pesquisa o fato do estudo investigar apenas uma instância da estrutura de gestão da organização.Downloads
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Referências
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Publicado
2018-04-14
Como Citar
Panêtto de Morais, P. A., & Martins da Silva, P. de O. (2018). O Processo de Formação de Representações Sociais de Competência para Profissionais de uma Instituição Federal de Ensino. Administração Pública E Gestão Social, 88–100. https://doi.org/10.21118/apgs.v0i0.5180
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