Relações de Poder e Resistências em uma Organização Pública: um Caso de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v10i3.5190Palavras-chave:
Relações de Poder, Resistências, Administração Pública.Resumo
A Lego (nome fictício) é uma organização pública do Poder Legislativo na qual houve um processo de mudanças administrativas concomitantes a alterações políticas nos cargos de direção. Acreditando que não se pode desconsiderar as relações políticas na Administração, considerando-a essencialmente técnica, neste caso será discutido o gerencialismo, os saberes marginalizados e as relações de poder-saber que legitimam o conhecimento válido no campo. Será abordada uma situação conflituosa específica, ocorrida na área de Comunicação, devido à fusão de dois setores que privilegiavam formas de saber distintos: o saber racional-legal e o saber tácito e prático. Além de estudar as relações de poder-saber, será possível compreender também como as resistências se configuraram por meio de ressignificações no discurso e por ações/ táticas.
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