Inovando no Desenvolvimento de Profissionais da Gestão Pública: O Caso do Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Escola Nacional de Administração Pública – Enap

  • Michael Barzelay London School of Economics
  • Humberto Falcão Martins Ebape/FGV e Eaesp/FGV https://orcid.org/0000-0001-7639-1405
  • Pedro Vilela Escola Nacional de Administração Pública
  • Paulo Marques Universidade de Campinas
Palavras-chave: gestão pública orientada por design, solução de problemas, organização pública

Resumo

Este trabalho trata de uma nova abordagem, na forma e no conteúdo, de desenvolver a prática profissional de gestores públicos orientada por design, elaborada pelo prof. Michael Barzelay, objeto de seu último livro “Public management as a design-oriented professional discipline” (2019). Relata a forma como esta abordagem foi colocada em prática na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) do Governo Federal do Brasil entre 2016 e 2019 e os resultados positivos decorrentes para os participantes. Foi possível comparar os efeitos da abordagem nas turmas que a adoraram com os das turmas que não a adotaram. Uma avaliação econométrica e qualitativa do programa revelou efeitos positivos da abordagem relacionados à transferência de aprendizados, capacidade de estruturar problemas complexos e desenvolvimento de soluções colaborativas.

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Biografia do Autor

Humberto Falcão Martins, Ebape/FGV e Eaesp/FGV
Humberto Falcão Martins é Professor Extracarreira da EBAPE/FGV e EAESP/FGV, visiting fellow na London School of Economics e consultor em gestão pública. Fundou o Instituto Publix e o dirigiu por 15 anos. Anteriormente, ocupou posições executivas em empresas privadas e na administração pública, em especial no Ministério da Administração e Reforma do Estado e no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi Secretário de Gestão, delegado do Brasil no Comitê de Gestão Pública da OCDE e Presidente da Rede de Gestão Pública e Transparência do BID. Pertenceu à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Leciona há 32 anos em instituições de ensino superior e em escolas de governo no Brasil e no exterior em cursos de graduação, pós graduação e educação executiva, tendo estagiado na York University (Canada) e na École Nationale de Santé Publique (França). É graduado em Administração (UnB, 1986), Mestre em Administração Pública (EBAPE/FGV, 1995), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ENAP, 1996) e Doutor em Administração (EBAPE/FGV, 2003). Possui cerca de 130 publicações, incluindo 26 artigos em periódicos especializados, 61 em congressos científicos, 20 livros e diversos capítulos isolados. Foi agraciado com o Prêmio ANPAD de Administração Pública, a Medalha Hélio Beltrão e o Mérito CONSAD em reconhecimento pelo seu trabalho. É palestrante, conselheiro de empresas e consultor de organismos internacionais. Nos últimos 20 anos, tem desenvolvido metodologias de gestão inovadoras e colaborado em iniciativas protagônicas de transformação da gestão pública, dentre as mais de 250 nas quais colaborou. 

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Publicado
2019-10-01
Como Citar
Barzelay, M., Martins, H. F., Vilela, P., & Marques, P. (2019). Inovando no Desenvolvimento de Profissionais da Gestão Pública: O Caso do Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Escola Nacional de Administração Pública – Enap. Administração Pública E Gestão Social, 4(11), 1-16. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/8943
Seção
Artigo Convidado