Innovando el desarrollo de profesionales de gestión pública. El caso del Programa de Desarrollo del Liderazgo de la Escuela Nacional de Administración Pública de Brasil – Enap

Autores/as

  • Michael Barzelay London School of Economics
  • Humberto Falcão Martins Ebape/FGV e Eaesp/FGV https://orcid.org/0000-0001-7639-1405
  • Pedro Vilela Escola Nacional de Administração Pública
  • Paulo Marques Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v4i11.8943

Palabras clave:

gestão pública orientada por design, solução de problemas, organização pública

Resumen

Este documento aborda un nuevo enfoque, en forma y contenido, para desarrollar la práctica profesional de los profisionales públicos orientados al diseño, elaborado por el profesor Michael Barzelay en su último libro “Gestión pública como disciplina profesional orientada al diseño” (2019). Informa sobre cómo este enfoque se puso en práctica en la Escuela Nacional de Administración Pública (Enap) de Brasil entre los años 2016 y 2019 y los resultados positivos para los participantes. Fue posible que se compararan los efectos de las clases que lo incorporaron con las que no lo incorporaron. Una evaluación econométrica y cualitativa del programa reveló efectos positivos del enfoque relacionados con la transferencia de aprendizaje, la capacidad de estructurar problemas complejos y el desarrollo de soluciones colaborativas.

Palabras clave: Gestión pública orientada al diseño, solución de problemas, organizaciones publicas.

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Biografía del autor/a

Humberto Falcão Martins, Ebape/FGV e Eaesp/FGV

Humberto Falcão Martins é Professor Extracarreira da EBAPE/FGV e EAESP/FGV, visiting fellow na London School of Economics e consultor em gestão pública. Fundou o Instituto Publix e o dirigiu por 15 anos. Anteriormente, ocupou posições executivas em empresas privadas e na administração pública, em especial no Ministério da Administração e Reforma do Estado e no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi Secretário de Gestão, delegado do Brasil no Comitê de Gestão Pública da OCDE e Presidente da Rede de Gestão Pública e Transparência do BID. Pertenceu à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Leciona há 32 anos em instituições de ensino superior e em escolas de governo no Brasil e no exterior em cursos de graduação, pós graduação e educação executiva, tendo estagiado na York University (Canada) e na École Nationale de Santé Publique (França). É graduado em Administração (UnB, 1986), Mestre em Administração Pública (EBAPE/FGV, 1995), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ENAP, 1996) e Doutor em Administração (EBAPE/FGV, 2003). Possui cerca de 130 publicações, incluindo 26 artigos em periódicos especializados, 61 em congressos científicos, 20 livros e diversos capítulos isolados. Foi agraciado com o Prêmio ANPAD de Administração Pública, a Medalha Hélio Beltrão e o Mérito CONSAD em reconhecimento pelo seu trabalho. É palestrante, conselheiro de empresas e consultor de organismos internacionais. Nos últimos 20 anos, tem desenvolvido metodologias de gestão inovadoras e colaborado em iniciativas protagônicas de transformação da gestão pública, dentre as mais de 250 nas quais colaborou. 

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Publicado

2019-10-01

Cómo citar

Barzelay, M., Martins, H. F., Vilela, P., & Marques, P. (2019). Innovando el desarrollo de profesionales de gestión pública. El caso del Programa de Desarrollo del Liderazgo de la Escuela Nacional de Administración Pública de Brasil – Enap. Revista De Administração Pública E Gestão Social, 4(11), 1–16. https://doi.org/10.21118/apgs.v4i11.8943

Número

Sección

Artigo Convidado