Popular Reporting à Luz da Teoria da Comunicação: Um Ensaio Teórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v13i1.9285

Palavras-chave:

Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Accountability, Transparência

Resumo

O presente estudo buscou explorar o popular reporting, tema pouco tratado Brasil, revisando a literatura à luz da teoria da comunicação. Assim, discute-se como a contabilidade pode auxiliar na accountability do setor público, transmitindo informações de maneira adequada e simplificada para compreensão de seus usuários, em especial aqueles que não possuem conhecimento de contabilidade e finanças públicas. Para revisão da literatura abordada no ensaio teórico foram realizadas buscas em algumas das principais bases de pesquisa científica. A discussão apresenta relações entre os estudos sobre o popular reporting e os elementos e aspectos trazidos pela teoria da comunicação, permitindo a identificação de pontos que devem ser observados no processo de comunicação dos entes públicos aos cidadãos através dos relatórios financeiros populares. No cenário brasileiro, no qual a transparência e o acesso à informação são obrigatórios devido à legislação, a disponibilização de relatórios financeiros em formato popular tende a fortalecer esse movimento.

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Biografia do Autor

Juliana Daniela Rodrigues, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Gabriela Dias, Universidade Federal do Rio Grande e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professora Assistente na Universidade Federal do Rio Grande. Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Sandra Belloli de Vargas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – Bolsista CAPES/Brasil

Doutoranda em Ciências Contábeis - Unisinos - linha de pesquisa controle e gestão. Bolsista FAPERGS/CAPES Mestre em Ciências Contábeis - Unisinos - linha de pesquisa controle e gestão. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002). Especialização em Administração e Marketing pela Faculdade São Judas Tadeu (2003). Atualmente professora na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. 

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Rodrigues, J. D., Dias, G., & de Vargas, S. B. (2021). Popular Reporting à Luz da Teoria da Comunicação: Um Ensaio Teórico. Administração Pública E Gestão Social, 13(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v13i1.9285

Edição

Seção

Artigos