Conjuntura e desafios políticos: o que sabemos sobre o estado de nossa democracia no Brasil e o que nos dizem os jovens?

  • Humberto Dantas Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo - FGV EAESP.
  • Marco Antônio Carvalho Teixeira Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo - FGV EAESP.

Resumo

O adensamento de movimentos populares pelo mundo nas últimas décadas, demonstrando insatisfação com situações de ordem pública é o resultado de mais democracia? Ou a incapacidade de o Estado democrático se fazer presente? No Brasil, em que instante se está da democracia? O objetivo desse texto é compreender o momento político atual, buscando observar como o brasileiro avalia a democracia. A partir disso, o que jovens de ensino médio de escolas públicas da Grande São Paulo poderiam dizer sobre essa temática? Eis o que existe de inédito nesse texto: a avaliação, de cinco anos, da percepção de tais estudantes colhida por meio da aplicação de questionários fechados. Será possível notar resultados positivos e negativos capazes de subsidiar debates relevantes sobre a realidade, partindo da hipótese de que existe em curso uma mudança na percepção de parcelas pesquisadas da sociedade sobre o sentido da política e da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Dantas , Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo - FGV EAESP.

Doutor (dez-2007) e mestre (mai-2002) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com graduação em Ciências Sociais pela mesma universidade. Pós-doutorando em Administração Pública pela FGV-SP. Diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo de abril de 2017 a novembro de 2018. Coordena o Máster em Liderança e Gestão Pública (MLG) do CLP-Liderança Pública, e a especialização em Ciência Política da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Marco Antônio Carvalho Teixeira, Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo - FGV EAESP.

Mestrado em Ciências Sociais (1999) e doutorado em Ciências Sociais (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor-adjunto e pesquisador do Departamento de Gestão Pública junto a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV EAESP), onde leciona nos cursos de graduação em Administração Pública e Administração de Empresas, bem como no Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo e, também, no Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas.

Publicado
2020-06-24
Como Citar
Humberto Dantas, H. D., & Teixeira, M. A. C. (2020). Conjuntura e desafios políticos: o que sabemos sobre o estado de nossa democracia no Brasil e o que nos dizem os jovens?. Administração Pública E Gestão Social, 12(3). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/9489
Seção
Artigo Convidado