HUMANIZATION AND PERCEPTION OF EFFECTIVENESS OF BRAZILIAN HEALTHCARE SYSTEM

Authors

  • Claudia Pontes Ferreira FUCAPE Business School
  • Sérgio Augusto Pereira Bastos FUCAPE Business School

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.12317

Abstract

Research objective: Identify the factors of humanization that influence the perception of the effectiveness of healthcare services in Brazil by users (patients, companions, and family members) and professionals (doctors, assistants, and any others, directly or indirectly, linked with the provision of services) in the area.

Theoretical framework: Six guidelines of the National Humanization Policy (NHP) gave potential rise to constructs that are analyzed under the theoretical lens of the Autopoiesis Theory.

Methodology: Data is treated quantitatively from a survey of perceptions with a non-probabilistic sample. Exploratory factor analysis determined eight factors of humanization.

Results: The evidence indicated that the factors Professional Attention, Relational Attention, Expanded Clinic, and Valuing Workers' Technical Skills are positively related to the effectiveness of Brazilian healthcare services. Besides, there are differences in the perceptions of users and professionals concerning the effectiveness of humanization in healthcare services.

Originality: Based on public policy guidelines, through unprecedented quantitative research, the factors that form the construct of humanization in health services are highlighted.

Theoretical and practical contributions: The results contribute to humanization in healthcare services, especially in scenarios of the stress of the health system, which claims for substantive actions in the healthcare services social, technical, and political dimensions.

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Author Biographies

Claudia Pontes Ferreira, FUCAPE Business School

Mestre em Administração pela FUCAPE Business School com mais de 20 anos de experiência em consultoria e treinamentos no apoio à gestão e relacionamento com o cliente, vendas e marketing e liderança em empresas de diversos segmentos e como gestora de equipes de atendimento e vendas, focando na importância das relações interpessoais para a melhoria da saúde emocional das pessoas e da fluidez dos trabalhos nas organizações.

Especialização em Marketing Empresarial pela Cândido Mendes e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Vila Velha,  Sócia da Pontes Serviços desde 2005, atua como instrutora e consultora no apoio à gestão em empresas de segmentos diversos, e como parceira do SENAC - ES e do Instituto Euvaldo Lodi -IEL/ES. Atualmente fornece serviços de consultoria e treinamento com ênfase na área de Humanização na Saúde.

Além do trabalho na área de educação, atuou na Incortel / Cyrela como Gestora Comercial de Empreendimento, como Gestora Executiva de Contas (dentro do cliente CST, atual Arcelor Mittal Tubarão) pela MP Publicidade e, gerenciando ações de comunicação interna da Companhia, e na Rede Tribuna de Comunicações, como Gerente de Assinaturas e Contato Publicitário. É sócia administradora da Pontes Serviços .

Acredita que a humanidade precisa de pessoas que se comprometam a agir para construir um mundo melhor; que essa é uma responsabilidade de todos e começa nas pequenas coisas, partindo da compreensão individual de que todo ato em algum momento impacta no outro e que cada indivíduo deve compreender a importância de seu papel no mundo, na sua vida social, pessoal e profissional.

Sérgio Augusto Pereira Bastos, FUCAPE Business School

Atualmente, é professor associado da FUCAPE Business School, Departamento de Administração, e consultor de empresas (Substantiva Consultoria).

 

Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2012), mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2006), graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Áreas de interesse principais: estratégia e desempenho; estratégias políticas empresariais, ou seja, a interseção entre a estratégia empresarial e as políticas públicas, com destaque para as indústrias reguladas; governança corporativa; alianças e redes estratégicas; gestão de desempenho; gestão de stakeholders; e gerenciamento de projetos.

 

Possui vivência profissional em planejamento e acompanhamento de desempenho com destaque para análises estratégicas, governança, avaliações de ativos, orçamento e custos. Desenvolveu e implementou mudanças no modelo de gestão de inúmeras empresas com ênfase em redirecionamento estratégico, planejamento, sistemas de informações, redesenho de processos e capacitação. Atuou em ambientes de intensa mudança organizacional e reestruturação de negócios. Liderou projetos de consultoria de gestão para organizações de médio e grande porte em diversos segmentos de negócio. Trabalhou para: IBM, PwC, Mesbla, O Globo e Accenture.

Published

2022-04-07

How to Cite

Pontes Ferreira, C., & Pereira Bastos, S. A. (2022). HUMANIZATION AND PERCEPTION OF EFFECTIVENESS OF BRAZILIAN HEALTHCARE SYSTEM. Administração Pública E Gestão Social, 14(2). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.12317

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