HUMANIZATION AND PERCEPTION OF EFFECTIVENESS OF BRAZILIAN HEALTHCARE SYSTEM

Autores/as

  • Claudia Pontes Ferreira FUCAPE Business School
  • Sérgio Augusto Pereira Bastos FUCAPE Business School

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.12317

Resumen

Objectivo de la investigación: Identificar los factores de humanización que influyen en la percepción de la efectividad de los servicios de salud en Brasil por parte de los usuarios (pacientes, cuidadores y familiares) y profesionales de la salud (médicos, asistentes y cualquier otro profesional conectado directa o indirectamente) de los servicios. ) en el área.

Marco teórico: Seis lineamientos de la Política Nacional de Humanización (NHP) dieron lugar a posibles construcciones, que se analizan bajo la lente teórica de la Teoría de la Autopoiesis. Metodología: Los datos se tratan cuantitativamente a partir de una encuesta tipo encuesta con una muestra no probabilística. El análisis factorial exploratorio determinó ocho factores de humanización.

Resultados: La evidencia indicó que los factores Atención Profesional, Atención Relacional, Clínica Ampliada y Valorización de las Habilidades Técnicas de los Trabajadores se relacionan positivamente con la efectividad de los servicios de salud brasileños. Además, existen diferencias en las percepciones de usuarios y profesionales de la salud sobre la efectividad de la humanización en los servicios de salud.

Originalidad: A partir de lineamientos de política pública, a través de una investigación cuantitativa sin precedentes, se destacan los factores que conforman el constructo de humanización en los servicios de salud.

Contribuiciones teóricas y prácticas: Los resultados contribuyen al tema de la humanización en los servicios de salud, especialmente en escenarios de estrés en el sistema de salud, como una epidemia o una pandemia, que requiere acciones sustantivas en las dimensiones social, técnica y política de los servicios de salud.

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Biografía del autor/a

Claudia Pontes Ferreira, FUCAPE Business School

Mestre em Administração pela FUCAPE Business School com mais de 20 anos de experiência em consultoria e treinamentos no apoio à gestão e relacionamento com o cliente, vendas e marketing e liderança em empresas de diversos segmentos e como gestora de equipes de atendimento e vendas, focando na importância das relações interpessoais para a melhoria da saúde emocional das pessoas e da fluidez dos trabalhos nas organizações.

Especialização em Marketing Empresarial pela Cândido Mendes e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Vila Velha,  Sócia da Pontes Serviços desde 2005, atua como instrutora e consultora no apoio à gestão em empresas de segmentos diversos, e como parceira do SENAC - ES e do Instituto Euvaldo Lodi -IEL/ES. Atualmente fornece serviços de consultoria e treinamento com ênfase na área de Humanização na Saúde.

Além do trabalho na área de educação, atuou na Incortel / Cyrela como Gestora Comercial de Empreendimento, como Gestora Executiva de Contas (dentro do cliente CST, atual Arcelor Mittal Tubarão) pela MP Publicidade e, gerenciando ações de comunicação interna da Companhia, e na Rede Tribuna de Comunicações, como Gerente de Assinaturas e Contato Publicitário. É sócia administradora da Pontes Serviços .

Acredita que a humanidade precisa de pessoas que se comprometam a agir para construir um mundo melhor; que essa é uma responsabilidade de todos e começa nas pequenas coisas, partindo da compreensão individual de que todo ato em algum momento impacta no outro e que cada indivíduo deve compreender a importância de seu papel no mundo, na sua vida social, pessoal e profissional.

Sérgio Augusto Pereira Bastos, FUCAPE Business School

Atualmente, é professor associado da FUCAPE Business School, Departamento de Administração, e consultor de empresas (Substantiva Consultoria).

 

Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2012), mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2006), graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Áreas de interesse principais: estratégia e desempenho; estratégias políticas empresariais, ou seja, a interseção entre a estratégia empresarial e as políticas públicas, com destaque para as indústrias reguladas; governança corporativa; alianças e redes estratégicas; gestão de desempenho; gestão de stakeholders; e gerenciamento de projetos.

 

Possui vivência profissional em planejamento e acompanhamento de desempenho com destaque para análises estratégicas, governança, avaliações de ativos, orçamento e custos. Desenvolveu e implementou mudanças no modelo de gestão de inúmeras empresas com ênfase em redirecionamento estratégico, planejamento, sistemas de informações, redesenho de processos e capacitação. Atuou em ambientes de intensa mudança organizacional e reestruturação de negócios. Liderou projetos de consultoria de gestão para organizações de médio e grande porte em diversos segmentos de negócio. Trabalhou para: IBM, PwC, Mesbla, O Globo e Accenture.

Publicado

2022-04-07

Cómo citar

Pontes Ferreira, C., & Pereira Bastos, S. A. (2022). HUMANIZATION AND PERCEPTION OF EFFECTIVENESS OF BRAZILIAN HEALTHCARE SYSTEM. Revista De Administração Pública E Gestão Social, 14(2). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.12317

Número

Sección

Artículos