Determinantes da Eficiência Relativa da Gestão Pública da Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14059

Resumo

Objetivo da pesquisa: Identificar fatores determinantes da eficiência nas microrregiões de saúde do Estado de Minas Gerais.

Enquadramento Teórico: A eficiência é um pressuposto da teoria New Public Management. Para a saúde pública a eficiência refere-se em otimizar os recursos de modo que se possa garantir a assistência a toda a população. As características locais podem determinar uma melhor alocação de recursos, impactar na eficiência e no bem-estar da população.

Metodologia: Por meio da regressão Tobit verificou-se o impacto da renda, escolaridade, envelhecimento e crescimento populacional na eficiência relativa da saúde pública das microrregiões de saúde do Estado de Minas Gerais. A eficiência relativa da saúde foi obtida por meio da Análise por Envoltória de Dados - DEA.

Resultados: O índice de envelhecimento e a densidade populacional apresentou impacto negativo na eficiência relativa da saúde. O PIB per capita apresentou impacto positivo sobre a eficiência.

Originalidade: A análise da eficiência na saúde pública limitada aos fatores controlados pelo próprio sistema pode comprometer a geração de justiça social. As características locais podem determinar uma melhor alocação de recursos e impactar diretamente na eficiência da saúde pública.

Contribuições teóricas e práticas: O estudo aborda sobre a geração de justiça social, não somente da saúde pública, mas também relacionadas aos aspectos socioeconômicos. Os fatores contextuais devem fazer parte das políticas públicas de saúde para que se possa garantir a universalidade, a integralidade e a igualdade da saúde pública.

 

Palavras-chave:Saúde Pública, Eficiência Relativa, Regressão Tobit.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-04-21

Como Citar

Nascimento, Érica S. do, de Melo Carvalho, F., Carvalho de Benedicto, G., & Willer do Prado, J. (2023). Determinantes da Eficiência Relativa da Gestão Pública da Saúde . Administração Pública E Gestão Social, 15(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14059

Edição

Seção

Artigos