CERTIFICAÇÃO DE CAFÉ: ANÁLISE DA VALIDAÇÃO DOS BENEFÍCIOS PROPOSTOS PELA FLO AOS AGENTES ENVOLVIDOS NA OBTENÇÃO DO SELO FAIRTRADE EM UMA COOPERATIVA DE CAFEICULTORES DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v3i4.4061Palabras clave:
Comércio Justo, Selo Fairtrade, AgentesResumen
Este estudo verificou a legitimação dos benefícios propostos pela Fairtrade Labelling Organizations International (FLO) aos agentes envolvidos na obtenção do selo Fairtrade em uma cooperativa de cafeicultores de Minas Gerais: os produtores, a cooperativa, o meio-ambiente e a sociedade. A pesquisa, qualitativa e exploratória, apresenta também viés descritivo, sendo uma pesquisa de campo e estudo de caso. Os dados primários foram coletados por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas e os dados secundários, através de pesquisa bibliográfica. Os resultados encontrados constatam que nem todos os agentes validam os benefícios propostos pela FLO. A sociedade demonstrou grande falta de conhecimento com relação ao processo e às vantagens da certificação. Quanto aos produtores e à cooperativa, estes apresentaram certo conhecimento e legitimaram grande parte dos benefícios, mencionando inclusive alguns não citados diretamente pela FLO. Já em relação ao meio-ambiente, observou-se que os produtores reconhecem os benefícios que o selo Fairtrade proporciona à eles, embora o poder público, representado pelo secretário do meio-ambiente, não tenha a mesma percepção.
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