Motivações e Estratégias de Inserção no Contexto da Cafeicultura Orgânica: Um Estudo no Sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v5i2.4448Palabras clave:
Cafeicultura Orgânica, Mercado, EstratégiasResumen
A produção orgânica se constituiu como uma das formas de contestação ao padrão dominante de agricultura. Ao mesmo tempo, passou a ser considerada como um nicho de mercado atrativo para muitos produtores que converteram suas propriedades para a atividade orgânica. Mas que razões tiveram e que estratégias desenvolveram os tradicionais cafeicultores de médio e grande porte do sul de Minas Gerais para se inserirem no campo da produção orgânica? Os resultados indicam que os produtores dão destaque à importância de um eixo que envolve valores e histórias pessoais e familiares e outro que envolve um conjunto de relações desses atores com outras instâncias da sociedade. As estratégias desenvolvidas por eles envolvem a combinação de áreas de produção de café orgânico com áreas de produção de café convencional e o fortalecimento de redes de confiança com outros atores envolvidos na venda do café.
Palavras-Chave: Cafeicultura Orgânica; Mercado; Estratégias.
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