Empreendedorismo Cultural, Aprendizagem e Identidade Territorial: O Desbravamento de Jovens Músicos do Nordeste de Amaralina

Autores/as

  • Israel Marques Campos UFBA
  • Eduardo Davel EA UFBA

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v0i0.5341

Palabras clave:

empreendedorismo cultural, educação empreendedora, pedagogia artística, identidade territorial, caso para ensino.

Resumen

Este caso estimula aprendizagem sobre a importância da cultura, da identidade territorial, bem como dos desafios, das necessidades e das potencialidades da arte no processo da educação empreendedora. Relata-se a jornada desbravadora de jovens que se confrontam com a possibilidade de serem empreendedores da música e que precisam lidar com vários desafios: (a) pensar o empreendedorismo como algo coletivo, (b) considerar as singularidades identitárias de seu bairro e (c) conseguir uma qualificação relevante. Subterraneamente, a jornada é de desafios, surpresas e aprendizagens sobre o que significa ser empreendedor da cultura. O caso pode ser útil tanto para gestores culturais, empreendedores artísticos, educadores, quanto para líderes comunitários que busquem fomentar o desenvolvimento local baseado na arte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Davel, EA UFBA

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Editor da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Realiza pesquisas e publicações na área de empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, aprendizagem, cultura e emoção nas organizações.

Citas

Avelar, R. (2013). O avesso da cena: notas sobre produção e gestão cultural. Belo Horizonte: Ed. do Autor.
Baron, R. A., & Shane, S. A. (2007). Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning.
Bondía, L. J. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 19, 20-18.
Calas, M. B., Smircich, L., & Bourne, K. A. (2009). Extending the boundaries: reframing "entrepreneurship as social change" through feminist perspectives. Academy of Management Review, 34(3), 552-569.
Campos, I. M., & Davel, E. (2015). Empreendedorismo Cultural: O Papel da Identidade Cultural Local na Atividade Empreendedora. Paper presented at the XI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - XI ENECULT, Salvador.
Coelho Junior, F. A., & Mourão, L. (2011). Suporte à aprendizagem informal no trabalho: uma proposta de articulação conceitual. Revista de Administração da Mackenzie, 12(6), 224-253.
Colbari, A. d. L. (2008). Os Desafios da Formação de Empreendedores na Sociedade Brasileira. Paper presented at the XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, Brasília.
Davel, E., & Corá, M. A. J. (2016). Empreendedorismo cultural: cultura como recurso retórico, processo de criação e de consumo simbólico. Políticas Culturais em Revista, 9(1), 363-397.
Davel, E., Santos, F. P., & Dantas, M. (2016). Identidade Cultural de Territórios como Política de Gestão. Anais do XL Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
Davel, E., Vergara, S. C., & Ghadiri, P. D. (2007). Administração com arte: papel e impacto da arte no processo ensino-aprendizagem. In E. Davel, S. C. Vergara, & P. D. Ghadiri (Eds.), Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Editora Atlas.
Duarte Júnior, J. (2008). Porque a arte-educação? Campinas: Papirus.
Edmondson, V. C. (2008). A preliminary review of competitive reactions in the hip-hop music industry. Management Research News, 31(9), 637.
Limeira, T. M. V. (2008). Empreendedor cultural: perfil e formação profissional. Paper presented at the IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Salvador.
Rindova, V., Barry, D., & Ketchen, J. D. J. (2009). Entrepreneuring as emancipation. Academy of Management Review, 34(3), 477-491.
Rodrigues, A. L., & Malo, M. C. (2006). Estruturas de Governança e Empreendedorismo Coletivo: o Caso dos Doutores da Alegria. Revista de Administração Contemporânea, 10(3), 29-50.
Salazar, L. S. (2009). Música Ltda.: o negócio da música para empreendedores. Universidade de Pernambuco, Recife.
Scott, M. (2012). Cultural entrepreneurs, cultural entrepreneurship. Poetics, 40, 237-255.

Publicado

2018-01-01

Cómo citar

Campos, I. M., & Davel, E. (2018). Empreendedorismo Cultural, Aprendizagem e Identidade Territorial: O Desbravamento de Jovens Músicos do Nordeste de Amaralina. Revista De Administração Pública E Gestão Social, 66–73. https://doi.org/10.21118/apgs.v0i0.5341

Número

Sección

Casos de ensenãnza