Compras Públicas no Brasil: vertentes de inovação, avanços e dificuldades no período recente

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DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v4i11.7262

Palavras-chave:

Licitações, Contratações Públicas, Gestão Pública

Resumo

Este artigo é um balanço dos avanços, limitações e perspectivas para o fortalecimento das compras públicas na administração pública brasileira. A pesquisa se baseou no levantamento, categorização e análise de trabalhos sobre temas de compras públicas. A pesquisa focalizou a produção científica apresentada nos congressos anuais da administração pública, entre 2008 e 2016, promovidos pela associação que congrega os líderes responsáveis pela gestão pública dos Estados brasileiros. Uma amostra de trabalhos que tratam especificamente de compras públicas foi selecionada. Apresenta-se uma visão sistemática das principais mudanças e inovações, destacando as seguintes tendências: marco legal e regulatório, sistemas informatizados e portais na internet, reestruturação dos formatos de compra e contratação, terceirização, metodologias e ferramentas de gestão das compras, uso do poder de compra, ciclo do suprimento, centralização das compras e institucionalização da área.

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Biografia do Autor

Ciro Campos Christo Fernandes, Escola Nacional de Administração Pública - ENAP

Doutor em administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas – EBAPE-FGV. Professor do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Fernandes, C. C. C. (2019). Compras Públicas no Brasil: vertentes de inovação, avanços e dificuldades no período recente. Administração Pública E Gestão Social, 4(11), 1–19. https://doi.org/10.21118/apgs.v4i11.7262

Edição

Seção

Dimensões Intraorganizacionais e Funções Gerenciais no Setor Público

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