Capacidades Estatais da Administração Política da Inovação Tecnológica no Contexto da Indústria 4.0 no Brasil

Autores

  • Elcemir Paço Cunha Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Giovani Peterson Alves Mendes UFJF

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.13538

Resumo

Objetivo da pesquisa: Analisar as capacidades estatais no Brasil, em âmbito federal, associadas ao desenvolvimento de política de inovação tecnológica no contexto da Indústria 4.0.

Enquadramento teórico: Modelo dicotômico, modificado, das capacidades estatais, fundamentado no institucionalismo e no marxismo.

Metodologia: Realizou-se um survey junto aos profissionais dos ministérios componentes do Conselho Superior da Câmara Brasileira da Indústria 4.0, obtendo-se 117 questionários respondidos aos quais aplicou-se estatística descritiva.

Resultados: Os resultados sugerem heterogeneidade das capacidades, sinalizando a convivência entre, de um lado, alta escolaridade, alta compatibilidade de formação e trajetória com as funções executadas, adequada coerência interna e coordenação entre os órgãos e, de outro, limitações agudas em termos de condições humanas, financeiras e materiais e resultados discutíveis quanto à interação com atores externos com efeitos potenciais sobre a autonomia do aparato administrativo.

Originalidade: Capacidades estatais para políticas de inovação tecnológica no contexto da Indústria 4.0.

Contribuições teóricas e práticas: Explicita os pontos deficitários para o desenvolvimento de política de inovação em nível federal, possibilitando modificações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elcemir Paço Cunha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Ciências Administrativas

Programa de Pós-Gradução em Serviço Social

Programa de Pós-Gradução em Direito

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Paço Cunha, E. ., & Mendes, G. P. A. (2022). Capacidades Estatais da Administração Política da Inovação Tecnológica no Contexto da Indústria 4.0 no Brasil. Administração Pública E Gestão Social, 14(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i3.13538

Edição

Seção

Artigos