Comunidades e cidades compassivas: potencial inovador do design urbano centrado na vida cidadã
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v16i4.16481Resumo
Objetivo da Pesquisa: Analisar de forma integrativa a pesquisa sobre as cidades compassivas na abordagem do design urbano.
Enquadramento Teórico: Esta investigação está inserida no contexto das cidades compassivas no design urbano, em que a centralidade é a vida cidadã. Tal abordagem considera a Teoria da Motivação Humana como instrumento de alavancagem da dignidade humana nesses espaços.
Metodologia: Procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura, conduzida em sete bases de dados relevantes no campo das Ciências Sociais, que resultou em 37 artigos após a seleção. A análise de conteúdo foi realizada nos artigos completos, e as categorias foram definidas a priori.
Resultados: A revisão revela quatro estruturas analíticas que caracterizam a pesquisa em comunidades e cidades compassivas, abrangendo seus modelos e projetos. Os principais resultados oferecem uma compreensão mais profunda do estado atual do conhecimento sobre esse tema.
Originalidade: Este estudo se destaca pela abordagem inovadora do conceito de cidades compassivas no design urbano, preenchendo lacunas na literatura existente. As proposições ora apresentadas indicam áreas em que a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento desse campo emergente.
Contribuições Teóricas e Práticas: Este estudo oferece implicações significativas para o avanço da teoria em design urbano, além de contribuir para os campos da Administração Pública e da Gestão Social. As implicações também se estendem para a prática, fornecendo insights para a promoção de comunidades compassivas e o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de gestão no contexto urbano.
Palavras-chave: Comunidades e cidades compassivas, Necessidades humanas, Revisão Integrativa, Modelos e projetos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.