CONSELHOS DE EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E CONTROLE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.9Palavras-chave:
conselho municipal de educação, controle social, movimentos sociais.Resumo
Focamos, nesse artigo, a relação entre Conselhos de Educação e a constituição de controle social, tomando como objeto de estudo o Conselho Municipal de Educação de Uberlândia (MG), para verifi car suas potencialidades como instrumento de controle social sobre as atividades educacionais daquelemunicípio. Contemplamos, para tal, a concepção de políticas emergentes da década de 1980, momento no qual um modelo de controle participativo esteve inserido em vários movimentos sociais. Entretanto, as categorias aqui estudadas assumiram diferentes signifi cados ao serem implementadas no decorrer da década de 1990 com práticas resignifi cadas, sofrendo infl uências das disputas dos grupos sociais e políticos, resultado do projeto econômico, social, cultural e político sob orientação neoliberal.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DE LIMA, A. B. CONSELHOS DE EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E CONTROLE SOCIAL. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.9. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6443. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.