Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista;

  • O artigo contém ao menos um dos membros com título de Doutor;

  • O artigo tem até três autores, no máximo;
  • Os iD Orcids dos autores foram informados nos metadados. É obrigatório fazer o registro ORCID para todos os autores.

    O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: <https://orcid.org/register>

  • O texto está inserido no Template, seguindo toda a formatação e norma estabelecida pela Revista. O Template é obrigatório.

  • Todos os dados de indexação foram informados no sistema, incluindo-se as referências.

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos: permitem acesso à fonte quando clicados.

  • Todos os manuscritos submetidos a partir de 01 de julho de 2018 para a revista Educação em Perspectiva / Education in Perspective, caso sejam aprovados para publicação, deverão ser apresentados também com uma versão traduzida para inglês.

    A revista inicia assim sua transição para a publicação bilíngue: português e inglês. Desse modo, estamos dando mais um passo em direção ao processo de internacionalização da revista.

    A tradução será, portanto, obrigatória para manuscritos aceitos para publicação e será de responsabilidade dos autores.

  • A revista Educação em Perspectiva / Education in Perspective devido ao grande fluxo de submissões recebidas e com a finalidade de dar visibilidade e ampliar a pluralidade de pensamentos estabelece como política o intervalo de, no mínimo, 24 meses entre duas submissões de mesma autoria e/ou coautoria.

Diretrizes para Autores

Educação em Perspectiva / Education in Perspective publica artigos inéditos de autores brasileiros ou estrangeiros que atendam aos seguintes critérios: as proposições de artigos devem conter ao menos um dos membros com título de Doutor; serão aceitos para avaliação somente os artigos que tiverem até três autores. No âmbito da áerea de educação, a Revista enfoca trabalhos sobre a temáticas relativas à formação de professores, às práticas educativas e às ações políticas que resultam da relação entre a educação, o Estado e a sociedade brasileira. Nossa revista não faz qualquer tipo de cobrança de taxa ao autores, seja para submissão de artigos, processamento e ou publicação de artigos. Ver mais detalhes em Foco e Escopo.

Normas para Apresentação de Artigos

Os originais deverão ser redigidos na ortografia oficial e digitados em processador de texto Word for Windows, em fonte times new roman, tamanho 12, espaço 1,15, em folha formato A4. O volume de texto do artigo, incluindo resumos, notas e referências, não deverá ultrapassar o limite de 44.000 caracteres (considerando os espaços). No preparo do original, deverá ser observada a seguinte estrutura:

a) Título e subtítulo do artigo (até duas linhas);

b) Resumo e palavras-chave: o resumo não deve ultrapassar 1.000 caracteres considerando espaços) e as palavras-chave,  que identificam o conteúdo do artigo, devem ser de no máximo três (03). Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

c) Título em inglês, abstract e keywords;

d) Título em espanhol, resumén e palabras clave.

e) Corpo do texto, ao longo do qual não deve haver  identificação autoral;

f) Referências  - Devem obedecer a  NBR-6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor;

g) Notas de final de página: quando existirem, devem ser numeradas sequencialmente e colocadas no final do artigo. A identificação das referências no corpo do trabalho deve ser feita com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e paginação. Ex: (OLIVEIRA, 2009, p. 176);

h) Tabelas e figuras - As tabelas deverão ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que foram incluídas no texto e encabeçadas por seu título. As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) serão consideradas figuras. Recomenda-se que estes elementos sejam produzidos em preto e branco, em tamanho máximo de 14 x 21 cm (padrão da revista), apresentando, sempre que possível, qualidade de resolução (a partir de 200 dpis) para sua reprodução direta;

i) As resenhas deverão ter título e apresentar as referências bibliográficas completas da obra,  não devendo ultrapassar 8 mil caracteres com espaços. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos;

Nota: Acesse o arquivo modelo (TEMPLATE) para seguir as normas estabelecidas, pois é nesse arquivo que deverá ser submetido o manuscrito.

Artigos

Trabalhos de cunho científico inéditos e temáticas originais.

Relatos de experiência

Estudos originais sobre experiências docentes, em qualquer nível de ensino que signifiquem contribuição para o debate relativo ao foco e escopo da revista.

Pesquisas

Texto científico resultante de pesquisa concluída ou em desenvolvimento condizente com o foco e escopo da revista.

Pareceristas

Listagem dos pareceristas do ano.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.