FORMAÇÃO DE FORMADORES DE EJA NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO

  • Rosa Aparecida Pinheiro UFRN
Palavras-chave: formação, universidade, refl exão.

Resumo

Na atualidade, as universidades são instadas a colaborar na formação inicial e continuada de educadores em espaços diversificados, levando-nos a investigar, no campo da EJA, um saber acadêmico na formação de educadores que contemple as práticas culturais comunitárias. A pesquisa se organizou em uma instituição pública de ensino superior, em parceria com o Brasil Alfabetizado, e com premissas que advêm da educação popular como movimento de emancipação. Trabalhamos sobre um eixo prático-reflexivo com oito formadoras e pudemos inferir que a refl exão realizada no grupo, com base em suas vivências, as levou a uma modifi cação em suas trajetórias no repensar de suas concepções e práticas educativas. A relevância dessa pesquisa encontra-se na análise da relação institucional universitária na formação de educadores populares e na abertura à incorporação e produção de conhecimentos que
atendam a ação educativa em sua totalidade, superando fragmentações de saberes e identidades coletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Pinheiro, R. A. (1). FORMAÇÃO DE FORMADORES DE EJA NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO. Educação Em Perspectiva, 1(1). https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.10
Seção
Artigos